Policiais civis receberam instrução teórica e prática de manuseio de arma de fogo e identificação de explosivos
por Elsie Freire – Agência Alagoas
(Primeira etapa do treinamento envolveu manuseio e emprego de armas – Foto: Ascom)
A Delegacia Geral, por meio da Gerência da Academia de Polícia Civil (Gapocal), iniciou na terça-feira (6) o programa “Polícia Capacitada” com o treinamento teórico e prático de manuseio e emprego de arma de fogo, identificação de explosivos e tiro policial destinado aos policiais civis lotados na regional e nas distritais de Arapiraca.
Na primeira etapa do treinamento os instrutores abordaram, por meio de aulas teóricas, temas como: Manuseio e emprego de arma de fogo e identificação de explosivos, dividido em aulas teóricas, que aconteceram nas dependências do 3° BPM (Batalhão da Polícia Militar), localizado em Arapiraca, espaço cedido pelo tenente coronel Ênio Bolivar, que comanda o batalhão. Pela tarde, em outro local, foi realizado o treinamento prático de tiro policial.
De acordo com o coordenador do treinamento, agente de polícia Alexandre Galvão, pelo calendário os demais treinamentos neste primeiro semestre acontecerão em Palmeira dos Índios (20/02), Penedo (22/02), União dos Palmares (27/02), Novo Lino (07/03), Viçosa (14/03), Matriz do Camaragibe (21/03), Batalha (04/04), Santana do Ipanema (11/04) e Delmiro Gouveia (18/04). No segundo semestre, os treinamentos voltarão a ocorrer em todas essas regionais.
Os treinamentos foram aplicados pelos instrutores Alexandre Galvão, Diego Melo e Antônio de Pádua, que também apresentaram os diversos itens dos explosivos. A ideia do delegado-geral Paulo Cerqueira é interiorizar as ações da academia a partir de instruções aos policiais nas sedes das 11 delegacias regionais, englobando também os policiais das distritais de cada uma dessas regionais.
O programa “Polícia Capacitada” envolve uma série de treinamentos identificação de explosivos, isolamento de local, manuseio e emprego de arma de fogo nos quais são repassadas instruções sobre manutenção em 1° escalão e tiro policial.
A Gapocal também vai promover, durante todo o ano, vários cursos de alinhamento operacional, de desenvolvimento policial, de alinhamento para escrivães e de inteligência em operações policiais.