/Governo vai entregar seis ambulâncias para o Samu nesta quinta (8)

Governo vai entregar seis ambulâncias para o Samu nesta quinta (8)

Viaturas serão destinadas à Central Maceió e para a Base Descentralizada de Porto Calvo

por João Victor Barroso – Agência Alagoas

(Ambulâncias têm Sistema de Monitoramento Via Satélite e estão equipadas com desfibrilador automático, cilindros de oxigênio, colares cervicais, medicamentos e prancha de imobilização- Fotos: Carla Cleto)

O Governo de Alagoas entrega, nesta quinta-feira (8), seis novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A cerimônia está marcada para as 9h, na própria base do Samu, localizada no bairro Farol, em Maceió, e contará com presença do governador Renan Filho.

Cinco Unidades de Suporte Básico (USBs) ficarão na Central Maceió e outra será destinada à Base Descentralizada de Porto Calvo, reforçando a frota da assistência pré-hospitalar.

As ambulâncias contam com um Sistema de Monitoramento Via Satélite. Elas são equipadas com um desfibrilador automático externo (DEA), cilindros de oxigênio, colares cervicais, medicamentos, prancha de imobilização.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, já foram entregues 42 ambulâncias do Samu em todo o Estado. E as seis novas viaturas chegam no período de Carnaval, período onde o aumentam as ligações para o número 192.

“Com a renovação da frota, que está sendo feita pelo Governo do Estado, estamos qualificando ainda mais a rede de urgência e emergência. Com isso garantimos um atendimento pré-hospitalar ágil e efetivo para toda a população alagoana, especialmente durante os festejos de momo”, exaltou o titular da pasta.

Segundo o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu, com a entrega da ambulância de Porto Calvo, as Bases ligadas à Central Maceió estarão com a frota 100% renovada.

“Agora, cada uma das 16 Bases Descentralizadas reguladas pelo Samu Maceió contam com uma UBS nova, zero Km, equipada com o que tem de mais moderno no mercado. Desse modo, poderemos atender à população e assegurar melhores condições de trabalho para os nossos socorristas”, salientou o supervisor.

As 16 Bases Descentralizadas coordenadas pela Central Maceió são União dos Palmares, Viçosa, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes e São Luiz do Quitunde.

Também integram a primeira a Central da capital as bases de Maragogi, Teotônio Vilela, Rio Largo, Murici, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Colônia Leopoldina, São Miguel dos Milagres e Atalaia.