Redação A Hora News
Para o ativista ateu Phil Zuckerman há algumas razões sociológicas e políticas que tem levado os cristãos a desistirem da fé a abraçarem o ateísmo.
Ele escreve sobre isso em um livro recém-lançado citando os cinco principais fatores que tiram as pessoas da igreja e as fazem abraçar o estilo de vida secular. O nome do livro é “Living the Secular Life” [Vivendo a Vida Secular].
1º Política
Com a aproximação do cristianismo com a política conservadora, muitos cristãos moderados e progressistas estão desistindo das igrejas. Nos EUA o apoio da religião ao Partido Republicano [Direita] é um dos maiores fatores para a desistência de cristãos que são eleitores do Partido Democrata [Esquerda].
2º Escândalos católicos
Os escândalos envolvendo padres católicos em crimes sexuais seria a segunda causa do distanciamento dos cristãos norte-americanos da fé cristã. O ativista ateu, que é professor universitário, lista pesquisas que justificam sua afirmação.
3º Liderança Feminina
Com mais mulheres ocupando postos de trabalho fora de casa, os laços religiosos transmitidos por elas são cortados. O professor ateu também cita pesquisas sobre o assunto, dizendo que as mulheres sempre foram as responsáveis por manterem seus filhos e maridos envolvidos na religião e hoje, com o distanciamento, isso não acontece mais.
4º Normalização da homossexualidade
O fato do cristianismo rejeitar a união entre pessoas do mesmo sexo tem levado pessoas LGBT e seus apoiadores a desistirem da fé. Essas pessoas enxergam a religião como “intolerante” e inimiga da causa.
5º Internet
Zuckerman também apresenta pesquisas sobre o assunto dizendo que até mesmo líderes religiosos estão se afastando da fé por conta da internet. Seja por encontrar outros pontos de vistas, como por se distrairem e gastarem tempo na internet.