/Governo entrega escola reformada em Chã Preta no 58º aniversário do município

Governo entrega escola reformada em Chã Preta no 58º aniversário do município

Unidade, que não passava por obras há 15 anos, dispõe, agora, de estrutura adequada para seus 238 alunos

por Ana Paula Lins – Ascom Seduc

Unidade, que não passava por obras há 15 anos, dispõe, agora, de melhor estrutura para seus 238 alunos – Foto: Thiago Henrique

“Quando chegamos nesta escola fomos muito bem acolhidas. É como se fosse a nossa segunda casa. Agora, vamos todos cuidar ainda mais dela”. A promessa, da estudante Elaine Clessiane Alves dos Santos, aluna da 3ª série do ensino médio, resume o sentimento que os moradores de Chã Preta nutrem pela Escola Estadual Izidro Texeira. E, no dia em que o município comemorou seus 58 anos de emancipação política, nessa quinta-feira (11), o presente não poderia ser melhor: a entrega da reforma da unidade de ensino após 15 anos de espera.

Com 36 anos de existência, a Escola Estadual Izidro Teixeira recebeu melhorias no piso, nas partes hidráulica e elétrica, no forro, na pintura, na sala dos professores, além de ter ganhado laboratórios de ciências e acessibilidade nos banheiros. Com 10 salas, a unidade atende 238 alunos do médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“É um privilégio entregar essa obra em um dia festivo para a cidade. A escola é um ponto de convergência da juventude e ela precisa ser dinâmica, ser prazerosa. Os alunos querem estudar e, o nosso dever, é propiciar que eles tenham uma educação melhor que a que nós tivemos. Por isso, fizemos essa reforma e, desde já, agradeço aos servidores da escola que, percebe-se, cuidam dela com muito carinho, pois muitos também já foram alunos desta instituição”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

Na ocasião, Luciano anunciou ainda que, com a colaboração do Município, a Seduc está buscando desapropriar terreno para a construção de uma quadra esportiva para os alunos.

Vínculo – A diretora da escola, Maria Célia da Silva Holanda, emociona-se ao falar da instituição. A adolescente que, em 1984, formou a segunda geração de alunos da escola, retornou à unidade em 2001 já como professora de Filosofia e hoje é gestora. “Para mim, é um orgulho ter sido aluna e hoje contribuir para a Educação da nossa cidade. A reforma nos deu mais segurança, deixou nossos estudantes mais motivados. E quando estamos em um ambiente onde o servidor, o aluno e os seus pais se sentem bem, o ganho para a aprendizado é inegável”, afirmou.

No seu último ano na unidade de ensino, a estudante Rayssa Vanessa Santos da Silva também fala da obra com entusiasmo. “Essa reforma era muito esperada por todos nós e será um estímulo a mais para os alunos. Tenho muito carinho por essa escola e dá um aperto no coração saber que só tenho mais um ano aqui”, revelou Rayssa, aluna da 3ª série do ensino médio e que, junto com sua amiga Elaine, leu um poema em agradecimento ao governador Renan Filho e ao secretário Luciano Barbosa.

A solenidade de entrega da reforma ainda contou com a presença do deputado Francisco Tenório, da prefeita Rita Tenório, do secretário de Gestão Interna da Seduc, Sérgio Newton, do gerente da 4ª Gerência Regional de Educação (Gere), Marcelo Christiano Carnaúba e de lideranças políticas locais.

Obras – Desde o início do Governo Renan Filho, a Seduc já recuperou 162 escolas e possui 25 com obras em andamento. Além disso, o Estado já construiu seis escolas em Arapiraca, Murici, São Miguel dos Campos, Coruripe, Marechal Deodoro e Quebrangulo e tem outras cinco unidades em construção em Rio Largo, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Senador Rui Palmeira e Palmeira dos Índios – esta última uma escola indígena na comunidade Serra da Capela.