Redação A Hora News
Segundo uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Turim (Itália), muitos pacientes internados com coranavírus apresentam faltam de vitamina D.
A pesquisa, de autoria do professor geriatra Giancarlo Isaia e o professor de histologia Enzo Medico, aumentar a vitamina D pode reduzir o risco de a infecção causada pelo covid-19 se agravar.
A vitamina D é absorvida através da exposição do Sol, mas pode também ser suplementada após exames e recomendação médica.
Ligada à imunidade, os pesquisadores pretendem suplementar os pacientes já diagnosticados com o vírus para ajudá-los, principalmente os mais idosos e frágeis.
Na Itália, os médicos e autoridades já estudam uma ação para usar a vitamina D como prevenção da doença, garantido que toda a população, principalmente o grupo de risco, tenha os níveis adequados.
“Essas indicações derivam de inúmeras evidências científicas – escrevem os professores – que demonstraram um papel ativo da vitamina D na modulação do sistema imunológico, a associação frequente da carência de vitamina D com inúmeras patologias crônicas que podem reduzir a expectativa de vida em idosos”, diz o estudo.