Redação A Hora News
Legenda: Setor de turismo representa 10% da economia mundial | Foto: Pixabay
Um dos setores mais abalados pela pandemia do novo coronavírus foi o turismo. Para a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a situação não voltará ao normal nem tão cedo.
Segundo o CEO da IATA, Alexandre de Juniac, as viagens aéreas internacionais não devem voltar ao mesmo nível de 2019 antes de 2023. A informação foi dita durante entrevista em programa de TV na Austrália.
A associação acredita que os voos domésticos voltarão na primeira etapa da retomada do setor, e ainda este ano estarão operando no mesmo nível pré-pandemia no final deste ano e início do próximo.
Em um segundo momento, segundo a IATA, os voos internacionais voltarão a acontecer, mas provavelmente ficarão restritos a motivos essenciais, como viagens de negócios.
O setor só deve se normalizar após a criação e ampla distribuição da vacina, antes disso, as viagens com fins recreativos não serão restauradas.
O maior problema é que a retomada lenta deste setor vai impactar a economia mundial pelos próximos anos, principalmente a economia de países que dependem do turismo como é o caso da Austrália.
Para se ter uma ideia da importância do turismo na economia mundial, o setor representa 10% da economia global, empregando 300 milhões de pessoas, gerando 1,7 trilhão de dólares por ano.