Redação A Hora News
Legenda:
Entrevista coletiva do ministro Roberto Barroso por videoconferência. Brasília-DF, 26/05/2020 |Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE
Nesta terça-feira (26), o ministro Luís Roberto Barroso, novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, fez uma coletiva de imprensa e falou sobre a possibilidade de adiar as eleições municipais marcadas para 4 de outubro.
“Vamos ter que ser criativos e ousados para levar a efeito essas eleições”, afirmou Barroso ao ser questionado sobre o adiamento das eleições por conta da pandemia do novo coronavírus.
“A imprevisibilidade é a marca deste momento. As pessoas estão procurando estudar as curvas da doença para saber quando ela vai começar a decrescer, mas há risco de segunda onda. Não estamos lidando com uma doença conhecida e, portanto, estamos tratando com muita cautela, e uma das cautelas é não fazer previsões para um futuro muito distante”, disse.
Faltam pouco mais de quatro meses para o pleito e, segundo o presidente do TSE, tudo está sendo preparado para que as eleições aconteçam na data marcada.
Ele entende que não realizar as eleições pode ser inconstitucional, pois está previsto na Constituição o período de quatro anos de mandato, um pilar importante para garantir a alternância no poder e, assim, assegurar a democracia.
Mas ao senadores, Barroso falou na possibilidade de adiar as eleições, pois até o dia 30 de junho o Senado deve votar uma proposta de emenda à Constituição com nova data para o pleito. Segundo Barroso, qualquer decisão deverá ser tomada em conjunto com o Congresso.