Das vacinas distribuídas, 31.900 são da CoronaVac e 21.492 da Pfizer
por Bia Alexandrino – Ascom Sesau
Foto: Carla Cleto/Arquivo
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) iniciou, na sexta-feira (27), a distribuição de 53.392 doses de vacinas contra a Covid-19 em Alagoas. Das vacinas distribuídas, 31.900 são da CoronaVac e 21.492 da Pfizer. Os dados do Panorama de Distribuição de Vacinas contra a Covid-19 foram divulgados pela Sesau.
De acordo com a equipe técnica do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), as doses foram divididas de forma igualitária. Para isso, foram utilizados, como base, dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Maceió – Conforme o Panorama de Distribuição da Sesau, elaborado pelos técnicos do PNI em Alagoas, o maior quantitativo de vacinas foi destinado para Maceió. A capital alagoana recebeu 14.500 doses de imunizantes.
Arapiraca aparece na segunda colocação, com 5.428 doses e, em seguida, Atalaia e São Miguel dos Campos, ambas com 1.332 doses de vacinas.
Retirada das Vacinas – A exemplo do que ocorre desde 19 de janeiro deste ano, quando a primeira remessa foi distribuída aos 102 municípios alagoanos, as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) retiram as doses depois que realizam a solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Também é necessário agendar previamente nas Centrais de Distribuição, conforme protocolo do PNI/AL, já comunicado aos 102 municípios alagoanos.
Para os 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde e retiram as doses na Central de Distribuição de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com . Já para os 56 municípios que compõem a I Macrorregião de Saúde e retiram os imunobiológicos na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer através do e-mail: redefrioalagoas@gmail.com
Avanço da Vacinação – O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora a iminente conclusão da primeira etapa da campanha de vacinação, que contempla a população adulta, contra o novo coronavírus e destaca que o Estado está cada vez mais perto de iniciar a vacinação dos adolescentes de 12 a 18 anos. Ele lembra que a população deve continuar atenta ao chamado para a vacinação das duas doses.
“Para que Alagoas siga na luta contra a Covid-19, mesmo com o avanço da vacinação, com a queda na ocupação dos leitos hospitalares e a redução da curva de contágio, devemos continuar usando máscara, higienizando as mãos e evitando aglomerações”, ressaltou Alexandre Ayres.
Balanço – Até a tarde deste sábado (27) Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 3.412.250 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 2.981.713 doses de vacinas para os 102 municípios.
Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 2.545.949 doses. Deste total, 1.753.084 pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 792.865 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).