por Roberta Cólen em parceria com a Ascom/Conaci
Foto: Divulgação
A controladora-geral interina de Alagoas, Adriana Andrade Araújo, representou o Estado no XVII Encontro Nacional de Controle Interno, na cidade de Curitiba, no Paraná.
Personalidades referências da área trouxeram assuntos atuais de interesse da administração pública e das controladorias do país, como o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.
O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a CGE-PR. A programação começou na quinta-feira (31) e termina nesta sexta (1º).
Para a titular da CGE-AL, a representatividade da Controladoria em um evento nacional de controle interno contribui para o aprimoramento da máquina pública do Estado.
“A Controladoria de Alagoas está sempre em busca da eficiência e do aprimoramento da máquina pública. As reuniões do Conaci colaboram para o fortalecimento dos mecanismos de controle no país. Nesses dois dias, compartilhamos conhecimento nas áreas de Governança, Integridade, Compliance e discutimos as dificuldades dos estados membros. Foi um momento ímpar”, enfatizou Adriana Araújo.
Nesta edição, diante das medidas de restrição devido à pandemia, apenas membros do Conselho puderam estar presentes, após todos os protocolos e medidas de segurança recomendadas pela OMS.
Reunião Técnica
Em paralelo ao Encontro, acontece a 39ª Reunião Técnica do Conaci (RTC) com a participação de representantes dos órgãos membros do Conselho.
O evento cumpre uma agenda técnica, com discussões sobre temas como o Sistema Nacional e Portal de Contratações Públicas; diagnóstico e principais desafios na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) por estados e municípios; fomento à construção de planos de integridade nos órgãos membros do Conaci.