/Endividamento das famílias brasileiras atingiu recorde percentual em setembro

Endividamento das famílias brasileiras atingiu recorde percentual em setembro

Redação A Hora News

Legenda: Muitas famílias estão conseguindo controlar as contas usando o cartão de crédito como “renda” |Foto: Pexels

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 74% das famílias brasileiras estão endividadas, atingindo um novo recorde percentual desde que o estudo foi iniciado, em 2010.

Os dados são relativos ao mês de setembro de 2021 e estão relacionados a fatores como juros relativamente baixos no Brasil para a tomada de empréstimo, tornando a contratação mais acessível. Outro fator é o uso do cartão de crédito que tem sido usado para complementar a renda das famílias, fazendo com que 84,6% delas estejam endividadas com este item.

“Apesar da facilidade de acesso ao crédito em geral e no cartão, o aumento dos juros está em curso e tende a encarecer as dívidas e demais despesas em aberto. O recente aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), mesmo que temporário, acirra ainda mais esse custo”, explica o economista da CNC, Izis Ferreira.

Inadimplência

As famílias estão endividadas, mas apenas 25,5% delas estão inadimplentes, isso é, com faturas atrasadas. O valor de setembro é 0,1% menor do que os 25,6% registrados em agosto e julho e 1% menor do que o valor registrado em setembro do ano passado.

Já a parcela de endividados que informaram não ter condição de pagar ficou em 10,3% em setembro, abaixo de agosto (10,7%) e de setembro de 2020 (12%).

“É positivo e surpreendente ver que os brasileiros estão conseguindo controlar seus gastos e equilibrar melhor o orçamento, mesmo absorvendo mais dívidas para dar conta de suas necessidades”, afirmou o presidente da CNC, em comunicado sobre a pesquisa.