/ICMS fixo gera crise entre Câmara dos Deputados e governadores

ICMS fixo gera crise entre Câmara dos Deputados e governadores

Redação A Hora News

Legenda: A proposta torna o ICMS invariável frente a variações do preço do combustível ou de mudanças do câmbio| Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputado

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que fixa um valor de ICMS dos combustíveis para barrar os aumentos que tem encarecido a gasolina, diesel e álcool em todo o país.

Após o presidente Jair Bolsonaro zerar o imposto federal sobre esses produtos, vários governadores passaram a aumentar o imposto estadual (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços-ICMS), encarecendo o produto para os consumidores finais.

A decisão dos deputados federais, porém, não agradou alguns governadores e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), precisou vir a público esclarecer a crise política que foi gerada.

“A Câmara não está contra os governadores, mas sim a favor dos governados – o povo que nos elegeu, brasileiros que sofrem com a inflação e desemprego e que precisam agora desse apoio, como precisaram ano passado do auxílio emergencial”, afirmou Lira por meio de suas redes sociais.