/Anel do “Bom Pastor” é descoberto na costa de Cesareia, em Israel

Anel do “Bom Pastor” é descoberto na costa de Cesareia, em Israel

Redação A Hora News

Legenda: O objeto foi encontrado em uma embarcação naufragada | Foto: Divulgação Autoridades de Antiguidades de Israel 

A Unidade de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel descobriu tesouros antigos de dois naufrágios na costa de Cesareia, em Israel. Entre os artefatos encontrados está um anel de ouro especial gravado com a figura do Bom Pastor.

O Bom Pastor é apresentado em toda a Bíblia, tanto no Antigo Testamento, como lemos em Isaías 40:11, como no Novo Testamento representado por Jesus Cristo, como lemos em João 10:11.

O anel foi descoberto perto do porto de Cesareia, local de grande importância na tradição cristã, pois foi um dos primeiros centros do cristianismo e abrigou uma das primeiras comunidades cristãs. No início, apenas os judeus pertenciam a esta comunidade e foi aqui que o apóstolo Pedro batizou o centurião romano Cornélio em Cesareia Atos 10.

De acordo com Jacob Sharvit e Dror Planer, da Unidade de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel, “os navios provavelmente estavam ancorados nas proximidades e naufragaram em uma tempestade”.

Outros objetos de valor encontrados incluem centenas de prata e bronze, moedas romanas de meados do século III dC e cerca de 560 moedas de prata do século XIV. Uma figura de bronze em forma de águia simboliza o domínio romano, e uma figura pantomimus romana com uma máscara cômica.

Os destroços subaquáticos também incluíram estranhos pertences pessoais das vítimas do naufrágio. Entre eles estava uma bela pedra preciosa vermelha do tamanho de uma lira. A lira na tradição judaica é chamada Kinor David (‘harpa de David). De acordo com 1 Samuel 16:23, o Rei Davi tocou sua harpa para Saul: “Sempre que o espírito de Deus vinha sobre Saul, Davi pegava sua lira e tocava. Então, o alívio viria para Saul; ele se sentiria melhor e o espírito maligno o deixaria”.

De acordo com Eli Eskozido, diretor da Autoridade de Antiguidades de Israel. “As costas de Israel são ricas em locais e achados que são patrimônios culturais nacionais e internacionais imensamente importantes. Eles são extremamente vulneráveis, razão pela qual a Autoridade de Antiguidades de Israel conduz pesquisas subaquáticas para localizar, monitorar e resgatar as antiguidades”.

 

Fonte: CBN News