Redação A Hora News
Legenda: O esquema vacinal é de duas doses mais uma dose de reforço para pessoas sem problemas imunológicos | Foto: Pexels
O Estado de São Paulo começou a aplicar a quinta dose da vacina contra Covid-19 para idosos com mais de 60 anos que sejam imunossuprimidos.
A recomendação, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) paulista, segue as determinações do Ministério da Saúde e será, por hora, destinada apenas à este público que tem problemas de imunidade.
O esquema vacinal não só no Brasil, mas em outros países do mundo consiste em duas doses e um reforço. Já para imunossuprimidos era de duas doses e dois reforços que agora passou a ganhar um terceiro reforço.
A principal preocupação, segundo imunologista da Universidade de São Paulo, Gustavo Cabral, é que a variante ômicron é facilmente transmitida para quem tem apenas as duas primeiras doses. Sendo assim, as doses de reforço é a esperança para que a variante ataque menos pessoas.
O Estado de São Paulo tem visto aumentar de forma significativa o número de novos casos de Covid-19. Foram mais de 5,7 mil nos últimos sete, segundo dados da JHU/CSSE. O número de mortos também voltou a subir, foram 84 casos confirmados nos últimos dias.