A secretária Bárbara Braga, o diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, deram as boas-vindas ao grupo no Marco dos Corais, nesta sexta-feira (24)
por Thiago Tarelli e Iracema Ferro
Bárbara Braga e Vinícius Lages no Marco dos Corais – Foto: Thiago Sampaio / Ascom Setur
O Marco dos Corais, o mais novo equipamento turístico da capital alagoana, foi o ponto de partida do press trip com jornalistas portugueses, organizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Embratur, com o apoio do Sebrae, que acontece em Alagoas. Os profissionais foram recebidos pela secretária de turismo, Bárbara Braga, e pelo diretor-superintendente do Sebrae local, Vinícius Lages, na manhã desta sexta-feira (24), e conheceram o espaço que é um dos mais procurados pelos turistas que visitam Maceió.
“Esta é mais uma ação do Governo de Alagoas que visa fomentar o nosso fluxo de turistas internacionais, desta vez em grande parceria com a Embratur. Esses jornalistas irão vivenciar as nossas principais experiências e produtos turísticos sustentáveis, produzindo conteúdos que irão impactar não só o público português, mas outros destinos da Europa. Seguiremos assim, governo estadual, governo federal e entidades privadas, unindo esforços. Com mais essa estratégia e todo o nosso plano de marketing promocional do destino, iremos garantir a vinda do maior número de turistas para o nosso estado, gerando renda, movimentando a hotelaria e assegurando a geração de novas oportunidades de emprego no setor”, pontua a secretária de Turismo, Bárbara Braga.
Vinicius Lages destaca que a vinda deste grupo para Alagoas é uma oportunidade de mostrar a maturidade do turismo local, inclusive do ponto de vista internacional. “O Sebrae está muito feliz em ver pequenos empreendedores recebendo esse público qualificado, agentes do trade envolvidos e muito bem preparados para este teste, sobretudo por estes turistas serem jornalistas, bastante críticos e com olhar detalhado, já que o turismo na Europa tem um padrão bastante alto. Portugal é um polo de inovação, principalmente no que diz respeito ao turismo e precisamos atender à altura. Nossa missão é ver como pequenos negócios podem colaborar para atender melhor nossos turistas internacionais e ampliar a acessibilidade dos destinos, fomentar o turismo de negócios e tornar nossos destinos bons para visitar e também para morar, aproveitando a tendência dos nômades digitais”, assinala.
Com a curadoria da Embratur, o grupo de comunicadores é formado por Ivete Carneiro, do Jornal Volta Ao Mundo; Mara Gonçalves, do Público; Leonor Riso, do Sábado; João Valadares, da revista MAGG e Sônia Calheiros, da Visão, todos relevantes veículos de comunicação de Portugal.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a escolha para a realização da Press trip em Alagoas faz parte da estratégia de segmentação de público para impulsionar a vinda de turistas estrangeiros para o país.
“O Brasil voltou e o mundo quer voltar a nos visitar. Estive recentemente na BTL, importante feira de turismo de Lisboa, e fomos muito procurados por operadores portugueses interessados em ampliar a venda de destinos brasileiros. Sol e praia sempre foram a preferência desse mercado, mas há um crescente interesse por cultura e ecologia. Por isso a escolha por essa press trip em Alagoas, que tem feito importante trabalho de promover a sustentabilidade em seus destinos, e reúne todos os atributos para encantar os jornalistas que vieram nos conhecer”, disse.
Sobre o press trip
Em um roteiro de sete dias, a viagem dos jornalistas contempla atrativos e produtos turísticos do Litoral ao Sertão, incluindo as cidades de Maceió, com um passeio às piscinas naturais de Pajuçara; Marechal Deodoro, com o Polo Gastronômico da Massagueira e a Praia do Francês; em Porto de Pedras, com a Associação do Peixe-Boi; e atrativos de Olho D’Água do Casado, com o pôr do sol nos Cânions do Rio São Francisco.
A riqueza da gastronomia e a genuinidade do artesanato alagoano também estão contempladas no roteiro, com degustação em restaurantes da alta gastronomia alagoana e internacional, além da visita a ateliês de artesãos do Pontal da Barra, em Maceió, e da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar.
Conexão aérea e expansão hoteleira
O trabalho de promoção e marketing do Destino Alagoas voltado ao mercado europeu ganha ainda mais importância com a conexão aérea que liga Maceió a Lisboa e a expansão hoteleira vivida no estado nos dois últimos anos, com a inauguração dos resorts Ipioca Beach e Vila Galé.
Conquistado ainda em 2020 pela articulação do Governo de Alagoas, o voo que liga Maceió a Lisboa com a companhia aérea portuguesa TAP, conta com duas frequências semanais, todas às quintas e sábados, em uma aeronave com capacidade para 168 passageiros, sendo 16 lugares na classe executiva e 152 na econômica.