/1ª edição do Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres no HRM beneficia 500 mulheres da Zona da Mata

1ª edição do Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres no HRM beneficia 500 mulheres da Zona da Mata

Além de consultas e exames, o projeto contou com o Espaço da Beleza, garantindo autoestima para todas participantes

por Débora Rosset / Ascom Sesau

Projeto Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres ofertou diversos serviços de saúde para as moradoras da Zona da Mata – Foto: Olival Santos / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou o projeto Mulheres que Cuidam de Outras Mulheres, nesta sexta-feira (24), no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares.

O projeto, que tem como principal objetivo a prevenção de doenças e a promoção da saúde durante o mês da mulher, beneficiou 500 moradoras dos municípios situados na Zona da Mata.

Para esta primeira ação, foram ofertados diversos serviços como consultas com ginecologistas, dermatologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e mastologistas, além de exames de mamografia e citologia. Também durante a ação, as mulheres foram conscientizadas e incentivadas a se candidatarem à doação voluntária de sangue.

A dona de casa, Marinete Alves, de 62 anos, residente em União dos Palmares, aprovou a iniciativa do Governo de Alagoas em promover uma ação voltada para a saúde da mulher.

“Achei ótimo, me consultei com a ginecologista, realizei o exame de citologia e vou voltar para casa feliz, com meus exames em dia e minha saúde fortalecida”, comemorou a palmarina.

A ação idealizada pela Sesau contou com uma equipe multidisciplinar que desenvolveu o projeto pensado para a mulher. A secretária Executiva de Regulação e Gestão, Geonice Peixoto, afirmou que projetos como esse devem ser permanentes.

“Nós pensamos em uma ação que levasse, durante todo o mês de março, atendimentos especializados para as nossas alagoanas e a ideia é manter esse projeto de forma anual, sempre beneficiando mais mulheres. Somente nesta sexta-feira (24), conseguimos atender mais de 500 mulheres que vieram em busca de cuidar da saúde e, claro, aumentar a autoestima.

Qualidade de Vida

O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, prestigiou o evento ao lado do secretário Executivo de Gestão Interna, Eder Correia, e do deputado estadual Remi Calheiros.

“Essa ação é muito importante para garantir a qualidade da saúde da mulher e, por isso, estaremos na semana que vem ofertando esses serviços para as regiões Norte e Alto Sertão, contando com a estrutura dos nossos hospitais regionais”, enfatizou o gestor da saúde estadual.

Além dos serviços de saúde, o HRM promoveu também o Espaço da Beleza para as pacientes e servidoras do hospital. A diretora-geral da unidade, Geany Lopes, disse que a saúde da mulher é interligada à autoestima.

“Aproveitamos esta ação e a incrementamos com o Espaço da Beleza, como forma de valorizar a mulher, deixá-la feliz ao se sentir bonita. Na oportunidade convidamos também as nossas servidoras para participarem deste momento, afinal, o mês da mulher é para todas”, destacou a diretora do HRM.

Há dois anos trabalhando no setor de serviços gerais do HRM, Stephanie de Oliveira, de 32 anos, aproveitou a ação para se cuidar. “É um momento maravilhoso, todas nós estamos nos sentindo valorizadas, eu estou amando, vou chegar em casa me sentindo outra pessoa”, enfatizou.