/Em 100 dias de gestão, Secria leva assistência a gestantes e crianças em todo território alagoano

Em 100 dias de gestão, Secria leva assistência a gestantes e crianças em todo território alagoano

Secretaria apresentou relatório da atuação do programa, entre maio e dezembro de 2022, quando foi coordenado pela primeira-dama e primeiro trimestre de 2023

por Fabiana Barros / Ascom Secria

Secretária Paula Dantas apresentou balanço das ações da Secria – Foto: Rodrigo Marinho / Ascom Secria

A Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Secria) apresentou, nesta terça-feira (11), o relatório dos 100 primeiros dias de gestão e do Programa Criança Alagoana (Cria), referente ao período de maio a dezembro de 2022, quando o programa foi coordenado pela primeira-dama do Estado de Alagoas, Marina Dantas.

No dia 30 de dezembro de 2022, foi publicada a Lei Delegada nº 48, criando a Secretaria Extraordinária da Primeira Infância. Desde então, o Governo de Alagoas escreveu um novo capítulo sobre a relevância da primeira infância para o Estado. A gestão focada do Cria, um trabalho iniciado em 2015, possibilitou que o programa evoluísse e passasse ao status de secretaria a fim de fortalecer a rede da primeira infância.

Durante a demonstração, foram apresentados os resultados da Secria, como o Vacina+, que é um censo com objetivo de ampliar a cobertura vacinal das crianças com idades de até dois anos. Os agentes de saúde de cada município participante recolhem as cadernetas de vacinação. A parceria conta ainda com os técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI). O projeto aconteceu em Paripueira e Messias. Nos dois municípios foram atualizados 691 cartões de vacina. O trabalho já iniciou em Cajueiro.

O projeto Creche Segura treinou este ano 240 profissionais das creches dos municípios de Jacaré dos Homens, Batalha, União dos Palmares, Santana do Ipanema, Belo Monte, Poço das Trincheiras e Pilar. A ação é realizada em parceria com o Samu e atende a Lei Federal nº 13.722/2018, a chamada Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

O projeto Criando Sorrisos fez avaliações da saúde bucal das crianças das creches Cria e ações de promoção de saúde odontológica, por meio de atividades educativas e aplicação de flúor. Já foram visitadas as creches em Matriz do Camaragibe, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos e Mar Vermelho. No total, 359 crianças foram atendidas e 266 encaminhadas para atenção básica.

A Gerência de Educação da Secria realizou uma videoconferência com 229 técnicos pedagógicos a fim de orientar os municípios alagoanos para início das atividades do ano letivo. Com o mesmo objetivo, foi elaborado um e-book com as orientações para contribuir com as equipes dos municípios.

A ação Mundo Cria contou com diversos serviços oferecidos gratuitamente para gestantes e crianças até seis anos. O evento aconteceu no dia 22 de março, em Santana do Ipanema. A ação realizou 5.492 atendimentos e dez órgãos parceiros participaram. Entre os serviços oferecidos: educação nutricional; oficina Cuidar de Si (momento de autocuidado para os cuidadores das crianças da primeira infância); aplicação de questionários (coletar informações sobre as particularidades e benefícios do cartão Cria para os beneficiários); cadastro e informações NIS; entrega Cartão Cria e kit enxoval; bem-estar da gestante: momento escalda pés; práticas obstétricas humanizadas: barriga de gesso e pintura no ventre; distribuição de Kits nutricionais e maternidade; jogo de tabuleiro da saúde; Educação Patrimonial Infantil; ações educativas como roda de conversa com os pais, sinalização do corpinho; dinâmicas do segredo, fantoches e vários outros serviços.

A Secria implantou a ferramenta de gestão Dashboard que disponibiliza em tempo real os indicadores relacionados ao Cartão Cria. O instrumento reforça a transparência do Governo de Alagoas em primar por informações de forma clara e objetiva. Além de servir para direcionar políticas públicas do estado e dos municípios. Sobre os 100 dias de gestão, várias outras ações foram apresentadas.

Participação

Autoridades dos três poderes prestigiaram a apresentação. “É uma esperança que se renova. A população de Alagoas, especialmente as crianças, precisavam dessa atenção. E a coragem do nosso governador em ter transformado um programa em secretaria e ter uma secretária tão humana quanto a Paula Dantas vai reverberar para as futuras gerações”, afirmou a diretora de Benefícios do Alagoas Previdência, Váubia Garrote, com relação aos resultados apresentados.

O sub-defensor Público do Estado, Fabrício Souto, compartilha do mesmo pensamento de Váubia. “É um momento muito produtivo porque traz concretamente a direção a ser seguida e tem metas bem desenhadas. Essa secretaria cria uma convergência de ações. E qual é a importância disso? O investimento na primeira infância é a longo prazo. Então, estamos respondendo aos problemas do presente e fazendo um investimento grande no futuro do Estado”, comentou Fabrício.

Coordenação

Durante a apresentação, a primeira-dama Marina Dantas, atual coordenadora do Vida Nova nas Grotas, recebeu uma placa pela contribuição à frente do Cria, no período de maio a dezembro de 2022. Ela falou da experiência e sobre a decisão de optar por novos desafios tendo como pilar o social.

A secretária da Secria, Paula Dantas, destacou a inspiração que representou Marina como coordenadora e aproveitou para agradecer a toda equipe e parceiros da Secria pelas realizações alcançadas no período de 100 dias de gestão.

O evento foi prestigiado pela secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues, o juiz João Paulo Martins, representando o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, o deputado estadual Remi Calheiros, entre outras personalidades.

Os relatórios estão disponíveis no endereço www.cria.al.gov.br/