/Aprovado em 1º turno projeto que dispõe sobre as diretrizes da Política Estadual da Pessoa Idosa

Aprovado em 1º turno projeto que dispõe sobre as diretrizes da Política Estadual da Pessoa Idosa

por Comunicação/ALE — publicado 02/05/2023 15h40, última modificação 02/05/2023 15h40

O projeto de lei ordinária nº 688/2021, que dispõe sobre as finalidades e as diretrizes da Política Estadual da Pessoa Idosa, foi aprovado por unanimidade, em primeiro turno, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 2 de maio. A matéria é de autoria do deputado Ricardo Nezinho (MDB). Além deste, outros 20 processos foram apreciados e deliberados pelo plenário da Casa. De acordo com o projeto de lei, são finalidades da Política Estadual da Pessoa Idosa recuperar, manter e promover a autonomia e a independência das pessoas idosas; promover o envelhecimento saudável e em condições dignas; estimular ações intersetoriais, visando à integralidade da proteção a pessoa idosa; e prover os recursos capazes de assegurar os direitos da pessoa idosa.

Já no que diz respeito às diretrizes, estão entre outras questões o respeito à independência; acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, à educação permanente e a programas de qualificação e requalificação profissional, a apoio familiar e comunitário; oportunidade de trabalhar ou ter acesso a outras formas de geração de rendimentos; opção de poder determinar em que momento se deve afastar do mercado de trabalho; e garantia da acessibilidade nos prédios e aos serviços públicos. “As pessoas idosas possuem necessidades distintas que precisam de políticas públicas específicas a sua condição etária e que assegurem a absoluta prioridade a efetivação dos seus direitos fundamentais, como preconizado pelo Estatuto do Idoso”, observa Ricardo Nezinho no projeto de lei.

Acompanhe abaixo os demais processos apreciados pelo plenário da Casa:

Matérias votadas em 1º turno:

– Projeto de lei ordinária nº 06/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre a instituição do Dia Estadual do Médico Veterinário.

– Projeto de lei ordinária nº 250/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que cria o programa “Censo Estadual de Pessoas em Situação de Rua”.

– Projeto de lei ordinária nº 807/2022, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que institui março como o mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal, denominado “Março Azul-Marinho”.

Matérias discutidas em turno único:

– Indicação nº 219/2023, de autoria do deputado Marcos Barbosa (Avante), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Educação a reforma da Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.

– Indicação nº 132/2023, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Prevenção à Violência a implantação do programa Ronda do Bairro, no Pontal da Barra, no município de Maceió.

– Indicação nº 138/2023, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PL), solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Segurança Pública a criação de um programa similar ao Ronda nos Bairros para fazer a segurança das escolas públicas estaduais.

– Indicação nº 140/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), solicitando ao Governo do Estado o asfaltamento e a pavimentação da ruas dos povoados Conrado 1 e 2, no município de Penedo.

– Requerimento nº 146/2023, de autoria do deputado Fernando Pereira (PP), solicitando Voto de Pesar pelo falecimento da sra. Francisca de Assis Borges Pereira, primeira educadora e ex-primeira dama do município de Teotônio Vilela.

– Requerimento nº 141/2023, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), solicitando Voto de Pesar pelo falecimento de Patrícia Brasil, secretária adjunta de Cultura e Turismo da cidade de Piranhas.

– Requerimento nº 122/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), solicitando Voto de Pesar pelo falecimento do cacique Jaime Correia de Souza, da aldeia Katokinn.

Matérias discutidas em 2º turno:

– Projeto de resolução nº 112/2022, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que concede a Comenda Tavares Bastos à sargento Kelly Juliana de Araújo Silva.

– Projeto de lei ordinária nº 01/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que dispõe sobre a instituição do Dia Estadual da Guarda Responsável e do Combate aos Maus Tratos de Animais – “Dia Toby”.

– Projeto de lei ordinária nº 157/2023, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), que considera de utilidade pública a Associação dos Artesãos de Penedo.

– Projeto de lei ordinária nº 182/2023, de autoria do deputado Fernando Pereira (PP), que dispõe sobre a denominação da rodovia que liga o povoado Guçandim ao município de Teotônio Vilela.

– Projeto de lei ordinária nº 192/2023, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que institui a “Semana Estadual de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA”.

– Projeto de lei ordinária nº 194/2023, de autoria do deputado Silvio Camelo (PV), que institui o Dia Estadual do Movimento “Mães Que Oram Pelos Filhos”.

– Projeto de lei ordinária nº 208/2023, de autoria do deputado Doutor Wanderley (MDB), que concede o título de Cidadão Honorário ao doutor Fernando Antônio Lucchese.

– Projeto de lei ordinária nº 214/2023, de autoria do deputado Delegado Leoanam (União Brasil), que institui o Dia Estadual do Atleta Paralímpico.

– Projeto de lei ordinária nº 249/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que institui a Semana Estadual de Luta da População em Situação de Rua no Estado de Alagoas.