Encontro é marcado por debate sobre políticas públicas e união entre os estados brasileiros
por Daniel Borges/Ascom Secult com Ascom SEEC
Representantes de 22 estados brasileiros estiveram reunidos no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná – Foto: Kraw Penas/SEEC
Ao longo desta quarta-feira (03), representantes de 22 estados brasileiros estiveram reunidos no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, em Curitiba, para discussão de pautas do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.
Na ocasião, Alagoas foi representada pela superintendente de Economia Criativa, Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), Natalia Teles. “Essa articulação através do fórum é muito importante para o fortalecimento e desenvolvimento de políticas culturais para os estados brasileiros”, destacou a superintendente.
Em sua fala de abertura, a secretária de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, enfatizou a importância do encontro. “Para nós é uma honra imensa receber secretários, secretárias e dirigentes de Cultura de todo o Brasil pela primeira vez. É uma oportunidade valiosa para troca de experiências e de articulações de políticas públicas, além de ser um espaço de acolhimento e união entre todos os estados”, disse.
No período da manhã, o grupo se ocupou do debate de estratégias relativas a políticas públicas culturais, orientações para a assembleia geral, fundação e constituição jurídica do Fórum, além da eleição da nova presidência da entidade. Fabrício Noronha, secretário de Cultura do Espírito Santo, foi reeleito presidente com 17 votos e segue no mandato por mais dois anos.
Também foram eleitos a nova secretária geral, Luisa Cela Coelho (secretária da Cultura do Ceará) e cinco vice-presidentes da entidade: Danielle Barros (secretária de Cultura do Rio de Janeiro), Úrsula Vidal (secretária de Cultura do Pará), Pedro Santos (secretário de Cultura da Paraíba), Jan Moura (secretário de Cultura do Mato Grosso) e Luciana Casagrande Pereira (secretária da Cultura do Paraná).
Após almoço na Ópera de Arame, um dos cartões postais de Curitiba, o grupo retornou à reunião no Palácio Iguaçu para uma agenda com a diretoria da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), representada pela diretora Antonia Pelegrino e pelo gerente Rogério de Oliveira. Foi um momento de apresentação de propostas da EBC para os estados, visando o aprofundamento dos incentivos a produções audiovisuais nacionais em concordância com a aplicação da Lei Paulo Gustavo, cuja regulamentação também é pauta central de discussões do Fórum.
Agenda Federativa
Nesta quinta-feira (04), último dia de evento, secretários, secretárias e dirigentes estaduais de Cultura farão a redação da Carta do Paraná, documento que vai formalizar os avanços e decisões discutidos entre as autoridades durante os dias de encontro em Curitiba. Em seguida, é prevista uma agenda federativa com a Ministra da Cultura Margareth Menezes e, logo depois, reunião com a presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes), Maria Marighella, que encerra o encontro.