/Hospital de Emergência do Agreste promove atividade em comemoração ao Dia Mundial de Higiene das Mãos

Hospital de Emergência do Agreste promove atividade em comemoração ao Dia Mundial de Higiene das Mãos

Durante a atividade, álcool em gel e tintas específicas foram utilizadas para fazer demonstrações de como fazer a higienização das mãos

por Tony Medeiros / Ascom Hospital de Emergência do Agreste

Foto: José Gabriel / Ascom Hospital de Emergência do Agreste

No dia Mundial de Higiene das Mãos, comemorado neste 5 de maio, o Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, promoveu atividades com os profissionais de saúde da instituição para conscientizar quanto à importância de realizar todos os procedimentos para evitar contaminações. A Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu como tema de 2023 “Acelere a ação conjunta. Salve Vidas – Higienize suas Mãos”.

Gleidmar Bezerra explica que a ação é importante não só para os pacientes mas também para os profissionais. “A higienização feita de maneira correta é eficaz e tem entre 80 e 85 % de possibilidade de evitar infecções. A direção do hospital incentiva e contribui para a realização destas ações”, afirmou a enfermeira Gleidmar Bezerra, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

Durante a atividade, distribuiu álcool em gel e utilizou tintas específicas para fazer uma espécie de aula sobre como fazer a higienização das mãos. “A gente chama este equipamento de luz limpa. O profissional espalha esta tinta específica nas mãos, como se estivesse lavando e depois coloca dentro da caixa. A luz interna vai mostrar onde ele não passou a tinta, as falhas na higienização. É um momento de aprendizado”, explicou Gleidmar.

Michelle Lima, técnica de enfermagem em formação, também participou da ação. “Nos faz rever a forma certa de lavar as mãos. Quando faz certo, diminui a possibilidade de infecção e contaminação. Muito boa a iniciativa. Vou lembrar sempre”, declarou.

Ronaldo Ferreira, enfermeiro há nove anos, considerou a atividade uma verdadeira aula de como se cuidar e cuidar dos pacientes. “A gente trabalha todos os dias com pacientes com patologias diversificadas. Na correria dos acolhimentos pode até não fazer o procedimento correto, mas tem que se policiar, reciclar e fazer o que é certo. Higienizar as mãos é um método simples, básico e que tem um impacto positivo para o tratamento dos pacientes”, disse.

Lavar as mãos começando esfregando as palmas, dorso das mãos, unhas, dedos, polegares e punhos. “São cinco passos que podem se multiplicar em casos de profissionais do centro cirúrgico. Mas, inicialmente, são estes passos fundamentais para o dia a dia”, garantiu Gleidmar.