Banco Interamericano de Desenvolvimento vai financiar parte dos recursos; educação e saúde são prioridade
por Marcus Toledo / Agência Alagoas
Reunião apresenta a secretários e diretores de órgãos públicos o cronograma da visita do BID – Foto: Marco Antônio
Uma comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está em Alagoas para cumprir três dias de reuniões e treinamentos do programa Alagoas Mais Digital, que promete revolucionar a gestão do Estado em relação aos órgãos públicos e aos serviços prestados à população. Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (7), na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplag), apresentou a secretários e diretores de órgãos públicos o cronograma da visita.
O BID será responsável pelo financiamento de 15 milhões de dólares para a implantação do programa. Já o Governo do Estado entrará com a contrapartida de outros 10 milhões de dólares. O pedido de empréstimo está no Senado, a caminho da Comissão de Assuntos Econômicos, última etapa antes da liberação dos recursos.
O Alagoas Mais Digital conta com 14 projetos, divididos em três grandes áreas de atuação: governança e capacitação técnica; serviços digitais ao cidadão; e uma terceira, mais específica, voltada à saúde e à educação. Os principais objetivos do programa são aperfeiçoar a gestão interna por meio da digitalização dos serviços, ampliar o acesso da população aos serviços digitais e melhorar a eficiência do Estado na entrega dos serviços por meio da transformação digital.
“Esse é um programa fundamental para melhorar os serviços que nós prestamos à população. Se a gente não abraçar agora essa agenda da digitalização, essa agenda vai nos engolir”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento, Gabriel Albino. “O governador Paulo Dantas é um entusiasta da digitalização, e cobra resultados e muita atenção no uso dos recursos”.
Dos 25 milhões de dólares que serão investidos no programa ao longo de cinco anos, cerca de 13 milhões serão usados em áreas consideradas fundamentais pelo Governo do Estado: saúde e educação. O governador Paulo Dantas acredita que a digitalização desses dois setores vai trazer inúmeros benefícios à população, que terá acesso mais rápido aos serviços e uma melhoria sensível do atendimento.
“O comprometimento do governador com a causa ajudou a superar todos os entraves burocráticos, e Alagoas é um dos primeiros estados a avançar nessa área”, garante Mariano Lafuente, líder em modernização do Estado no BID, que coordena a comitiva. “Sairemos desses três dias com uma visão completa do Alagoas Mais Digital, e com um documento que permitirá a implementação do programa”.
Segundo o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, que preside o Conselho Estadual de Governança Eletrônica (Consege), um dos grandes desafios da gestão Paulo Dantas é melhorar o serviço público em Alagoas. Vitor lembra que a digitalização dos serviços vai trazer resultados a médio prazo, mas precisa ser feita para que o Estado atenda melhor à população.
“Nós veremos o resultado de todo esse processo daqui a três, cinco anos, mas os passos estão sendo dados e as etapas estão sendo superadas, com todo o apoio do governador”, disse. “Como presidente do Consege, vou observar essas etapas com muito rigor. Temos que lembrar que se trata de um endividamento que vai gerar investimento, e esse investimento precisa trazer resultados à população”.