/Hemoal realiza cadastro itinerante em Maceió para doação de medula óssea

Hemoal realiza cadastro itinerante em Maceió para doação de medula óssea

A iniciativa, que visa aumentar o número de voluntários cadastrados, ocorre na tarde desta quarta-feira, na sede da Assmal, no bairro do Trapiche

por Josenildo Törres / Ascom Sesau

Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário doar 5 ml de sangue – Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, na tarde desta quarta-feira (4), cadastro itinerante para doação de medula óssea, que visa salvar a vida de pessoas acometidas por Leucemia, conhecida como câncer do sangue. A ação irá ocorrer das 13h às 16h, na Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (Assmal), localizada na Avenida Roberto Pontes Lima, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.

Por meio desta ação, o Hemoal contribui para aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), que dispõe, atualmente, de 64.613 voluntários. Com isso, aumentam as chances de encontrar alguém compatível com pacientes que aguardam por um transplante de medula óssea, a exemplo do policial militar Deivyson Agostinho Paim, de 37 anos, diagnosticado com Leucemia Mielóide.

“Quanto mais alagoanos tivermos cadastrados para se voluntariar e se submeter à doação de medula óssea, aumentaremos as chances de encontrar um doador compatível com um paciente que precisa. Isso ocorre porque, apenas um em cada 100 mil cadastrados será compatível com um paciente, devido à miscigenação brasileira, tornando mais difícil a compatibilidade”, ressalta a assistente social do Hemoal, Natasha Souza.

O cadastro

Os interessados em se cadastrarem como doadores de medula óssea devem ter entre 18 e 35 anos de idade e portarem documentos como CPF ou RG, além de um comprovante de residência. O cadastro é realizado através do preenchimento de um formulário e da doação de 5 ml de sangue, onde a amostra será submetida a um exame laboratorial para obter o código genético.

Além de realizar o cadastro para doação de sangue na sede da Assmal nesta quarta-feira (4), os voluntários podem se voluntariar nas Unidades do Hemoal, seja na capital alagoana ou no interior do Estado. Em Maceió, o cadastro pode ser feito nas Unidades Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE); e Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, bem como, aos sábados, das 7h às 17h.

Já no interior do Estado, o voluntário pode comparecer à Unidade Eldorado, vinculada ao Hemoal Arapiraca. O serviço funciona na Rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa, no período de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, bem como, aos sábados, das 7h às 17h.