/Alagoas está em alerta meteorológico devido às fortes chuvas e rajadas de ventos

Alagoas está em alerta meteorológico devido às fortes chuvas e rajadas de ventos

Previsão indica chuvas persistentes com risco de alagamentos e deslizamentos e equipes estão de prontidão para qualquer emergência

por Ascom Semarh

Sala de alerta – Foto: Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) elevou o nível de aviso para alerta meteorológico em Alagoas devido à persistência das chuvas nesta quarta-feira (5). O monitoramento mais recente aponta que as regiões da Zona da Mata, Agreste, Baixo São Francisco e Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió, devem continuar a registrar chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas até a quinta-feira (6).

Os órgãos responsáveis pela segurança e monitoramento meteorológico em Alagoas informam que, desde a terça-feira (4), estão acompanhando a situação das chuvas no estado e reforçando suas ações para garantir a segurança da população.

O Corpo de Bombeiros de Alagoas disponibilizou um efetivo de 169 militares e 40 viaturas para atuar com força máxima em todo o estado, prestando apoio durante o aviso de chuvas. Na capital, 82 militares e 15 viaturas estão mobilizados.

A corporação está intensificando sua atuação neste momento, garantindo um atendimento ágil e eficaz às necessidades da população. Além disso, bombeiros militares especializados que estão de folga permanecem em estado de alerta para atender possíveis emergências.

A ação ocorre em parceria com a Semarh, que segue monitorando as condições meteorológicas para minimizar riscos e evitar maiores danos. A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais do órgão informa que os volumes de chuva registrados nas últimas 24h variaram em diferentes regiões do estado. Em Maceió, os maiores acumulados foram verificados nos bairros do Farol (88,7 mm), Antares (59,6 mm) e Cruz das Almas (47,6 mm). No interior, Barra de São Miguel (111 mm), Roteiro (103 mm), Jequiá da Praia (64,2 mm), Passo de Camaragibe (58,8mm) e São Luiz do Quitunde (46,6) também apresentaram volumes expressivos de precipitação, com acumulados de 37,6 mm e 27,5 mm, respectivamente.

Apesar das chuvas registradas, até o momento não há elevação significativa nos níveis dos principais rios e lagoas do estado. A Semarh segue em regime de plantão acompanhando as condições hidrometeorológicas e, caso haja mudanças no cenário, novas atualizações serão divulgadas. A população pode acompanhar as informações em tempo real pelos links www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao e www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico.

ALERTA

Visando garantir a segurança da população, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Alagoas (Cepdec) segue em alerta diante das chuvas, com 24 militares e nove veículos à disposição para apoio em eventuais ocorrências. Além disso, há frequente monitoramento das áreas de risco suscetíveis a alagamentos e outras ocorrências de natureza hídrica, verificando-se sempre a possível existência de eventos adversos nessas localidades, por meio de contatos realizados com os agentes municipais de Defesa Civil atuantes em Alagoas.

Em caso de emergência ou situação de perigo, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.