Ação ocorreu nesta sexta-feira (24), em arena montada na cidade de Delmiro Gouveia
No oitavo mês de gestação, a futura mamãe Evelyne da Silva, 17 anos, decidiu eternizar o momento e torná-lo ainda mais especial. Nada melhor do que uma obra de arte para homenagear e enviar boas energias ao bebê.
Para isso, não recorreu a telas ou quadros. Quis algo com maior proximidade. A própria barriga foi o local escolhido para receber a pintura, conhecida como arte gestacional, que se tornou uma das grandes atrações da Arena Primeira Infância, montada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Delmiro Gouveia, nesta sexta-feira (24), durante o 8º Governo Presente.
Os temas da pintura foram variados, desde uma espécie de ultrassom, que mostra onde e como o bebê está posicionado, até figuras de animais, objetos, desenhos abstratos ou com significados místicos. Evelyne pensou em algo voltado à natureza, mas optou pela imagem de um bebê. É a primeira filha dela e vai se chamar Maria Allyce.
Ela ficou encantada com o resultado do desenho gestacional. “Queria eternizar o momento e ter para sempre essa recordação. Pensei em algo relacionado à vida. A gravidez é uma fase muito bonita e tudo relacionado a ela também. Esse foi mágico e muito especial. Por isso, só tenho a agradecer”, disse a futura mamãe.
Os desenhos demoraram em média 40 minutos. Foram usadas desde tintas especiais, as mesmas usadas por atores de teatro, com o cuidado para não causar alergia à gestante. Algumas influências para os desenhos foram os significados do nome, músicas, sons, alimentos ou qualquer situação que marcou durante a gravidez.
De acordo com o enfermeiro e técnico do Núcleo da Saúde da Primeira Infância da Sesau, Júlio Oliveira, o ato é uma bênção ao útero e à mulher que está prestes a conceber vida e se transformar.
“Trazer esta ação para o 8º Governo Presente é gratificante, visto que as grávidas sentem-se especiais ao receberem a pintura e ao verem o quanto estão plenas e belas. Creio que retoma a simbologia da gestação, do parto, dos ciclos, da beleza de ser mulher e gerar a vida”, salientou.
Os técnicos do Programa Saúde da Criança da Sesau também orientaram as gestantes e alguns familiares sobre a forma correta de amamentar. O objetivo da iniciativa é evitar dores, fissuras na mama, mastites, entre outras intercorrências que podem desestimular a amamentação.
Amamentação do bebê
As futuras mamães receberam orientações sobre os prejuízos do uso da mamadeira e chupeta e foram informadas a respeito da alimentação adequada durante a gestação e lactação. O preparo das mamas, a higienização do banho do bebê, o cuidado com o umbigo e a prevenção do tétano neonatal, doença que pode acometer recém-nascidos de dois a 28 dias de vida, também foram temas da orientação.
“Receber afeto, orientação e acompanhamento especializado de forma humanizada também auxilia para uma gravidez tranquila, uma vez que a maioria das futuras mamães ainda é adolescente. Com esta ação, resgatamos o protagonismo da mulher, dando a ela o direito de aprender e de se informar, tirando dúvidas para encarar uma gestação com total segurança”, destacou Alessandra Viana, assessora técnica da Sesau.
Presente ao evento, o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, interagiu com as gestantes, entregando enxovais, kits para a limpeza do umbigo, compostos por algodão, álcool 70% e fraldas, de forma a diminuir infecções e o tempo de cicatrização, além de repelentes para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ele afirmou que as ações de prevenção e orientação da oitava edição do Governo Presente, dedicada às gestantes, são fundamentais e contribuem para uma gravidez tranquila e saudável.
“É uma forma de mulheres, adolescentes e crianças aproveitarem ao máximo os nossos serviços, porque humanizar o atendimento à população é prioridade da nossa gestão, em especial do povo sertanejo”, afirmou Christian Teixeira.
Outros Serviços
Ainda na Arena da Primeira Infância foram proferidas palestras que mostraram a forma correta de dar banho no bebê, limpar o umbigo e realizar a pega correta. Para prender a atenção das crianças, os profissionais da Sesau trabalharam de forma lúdica a saúde bucal, promoção e prevenção de doenças, além da escovação orientada.
Kaillane Emily, de 7 anos, ficou encantada com o teatro, e garantiu que aprendeu. “Eles me ensinaram a escovar do jeito certo, fazer bolinha na frente, trenzinho em cima do dente e atrás escovar de baixo para cima, sem se esquecer de escovar a língua”, contou, timidamente.
Os adolescentes também receberam orientações sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), uso do preservativo em todas as relações sexuais e gravidez na adolescência. Apesar do tema ainda ser um tabu, em alguns momentos a mensagem arrancou gargalhadas dos adolescentes, que estiveram atentos à apresentação.
“É importante ter esse tipo de informação, porque quem convive com o vírus HIV não deve sofrer preconceito”, disse Rafael Henrique de Oliveira, de 14 anos. “Gostei muito das informações que eu recebi. É importante para a gente saber como é a vida, não importa a idade, a saúde deve estar em primeiro lugar”, concluiu.