Além de mudas plantadas em calçadas de clientes da Distribuidora, ação também acontece na sede da Companhia
por Isabela Souza – Agência Alagoas
(Funcionários da Algás durante plantio coletivo de 27 mudas, ajudando a transformar o cenário de uma das áreas mais tradicionais da capital alagoana – Foto: Ascom)
Sombra, ar fresco, uma paisagem mais verde e bonita e muita qualidade de vida. Com esses benefícios, o “Algás Calçada Verde”, projeto desenvolvido pela distribuidora alagoana de gás natural com apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), vem se consolidando e encantando cada vez mais os moradores de Maceió.
A iniciativa, que consiste no plantio de até duas mudas nativas da Mata Atlântica na calçada de clientes da Algás, há quase três meses já recebe a adesão da população da capital alagoana, que pode ligar para o número 117 ou acessar www.algas.com.br/calcadaverde e pedir a sua árvore sem custos.
O Edifício Solar Graciliano Ramos, localizado no bairro da Ponta Verde, foi um dos primeiros a realizar o pedido e receber o plantio. Nídia Orci, síndica do prédio, conta que fez questão de ter mais árvores ao redor do edifício após o término de uma reforma. “Tenho certeza de que a boa ideia da Algás através desse projeto trará mais conscientização ambiental à população de Maceió”, compartilha a síndica.
De acordo com o diretor-presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, além de difundir conscientização ambiental por meio da arborização urbana, o projeto “Calçada Verde” também reaproveita os tubos de gás que não são mais utilizados nas obras da Distribuidora, os chamados tubos de polietileno (PEAD), para a construção dos cercados de proteção das mudas plantadas.
“A reutilização desse material representa o perfil sustentável da Algás. Junto com o reaproveitamento, o exemplo para os clientes após o plantio continua sendo a ação de cultivar e preservar as mudas para que haja uma melhoria de qualidade de vida em nossa capital, com o ar mais limpo e puro”, explica o diretor-presidente.
Conscientização coletiva
A calçada do prédio histórico conhecido como “Mansão Brêda”, atual sede da Algás no bairro da Gruta de Lourdes, também recebeu o projeto. A Distribuidora organizou um plantio coletivo de 27 mudas ao longo do perímetro de 250m da calçada do estabelecimento, ajudando a transformar o cenário de uma das áreas mais tradicionais da capital alagoana.
Para o gerente de marketing e comunicação da Algás, Felipe Guimarães, o projeto Algás Calçada Verde não poderia ser lançado sem contemplar a própria sede da Companhia. “A fim de cumprir esse papel, planejamos um plantio de 27 mudas como uma forma também de divulgar a importância da arborização urbana numa cidade como Maceió. Qualquer cliente da Algás pode fazer o pedido e também fazer parte dessa nova realidade que estamos ajudando a construir”, disse Guimarães.