/Plantios do Algás Calçada Verde já se espalham por Maceió

Plantios do Algás Calçada Verde já se espalham por Maceió

Além de mudas plantadas em calçadas de clientes da Distribuidora, ação também acontece na sede da Companhia

por Isabela Souza – Agência Alagoas

(Funcionários da Algás durante plantio coletivo de 27 mudas, ajudando a transformar o cenário de uma das áreas mais tradicionais da capital alagoana – Foto: Ascom)

Sombra, ar fresco, uma paisagem mais verde e bonita e muita qualidade de vida. Com esses benefícios, o “Algás Calçada Verde”, projeto desenvolvido pela distribuidora alagoana de gás natural com apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), vem se consolidando e encantando cada vez mais os moradores de Maceió.

A iniciativa, que consiste no plantio de até duas mudas nativas da Mata Atlântica na calçada de clientes da Algás, há quase três meses já recebe a adesão da população da capital alagoana, que pode ligar para o número 117 ou acessar www.algas.com.br/calcadaverde e pedir a sua árvore sem custos.

O Edifício Solar Graciliano Ramos, localizado no bairro da Ponta Verde, foi um dos primeiros a realizar o pedido e receber o plantio. Nídia Orci, síndica do prédio, conta que fez questão de ter mais árvores ao redor do edifício após o término de uma reforma. “Tenho certeza de que a boa ideia da Algás através desse projeto trará mais conscientização ambiental à população de Maceió”, compartilha a síndica.

De acordo com o diretor-presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, além de difundir conscientização ambiental por meio da arborização urbana, o projeto “Calçada Verde” também reaproveita os tubos de gás que não são mais utilizados nas obras da Distribuidora, os chamados tubos de polietileno (PEAD), para a construção dos cercados de proteção das mudas plantadas.

“A reutilização desse material representa o perfil sustentável da Algás. Junto com o reaproveitamento, o exemplo para os clientes após o plantio continua sendo a ação de cultivar e preservar as mudas para que haja uma melhoria de qualidade de vida em nossa capital, com o ar mais limpo e puro”, explica o diretor-presidente.

Conscientização coletiva

A calçada do prédio histórico conhecido como “Mansão Brêda”, atual sede da Algás no bairro da Gruta de Lourdes, também recebeu o projeto. A Distribuidora organizou um plantio coletivo de 27 mudas ao longo do perímetro de 250m da calçada do estabelecimento, ajudando a transformar o cenário de uma das áreas mais tradicionais da capital alagoana.

Para o gerente de marketing e comunicação da Algás, Felipe Guimarães, o projeto Algás Calçada Verde não poderia ser lançado sem contemplar a própria sede da Companhia. “A fim de cumprir esse papel, planejamos um plantio de 27 mudas como uma forma também de divulgar a importância da arborização urbana numa cidade como Maceió. Qualquer cliente da Algás pode fazer o pedido e também fazer parte dessa nova realidade que estamos ajudando a construir”, disse Guimarães.