Paciente do sexo feminino teve perfurações no abdômen e tórax
por João Victor Barroso – Agência Alagoas
(Vítima foi encaminhada para o Hospital Municipal de Atalaia, mas, pela gravidade dos ferimentos, precisou ser transferida para o HGE – Fotos: Grupamento Aéreo)
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas foi acionado, nesta sexta-feira (16), para fazer o resgate de uma vítima de múltiplos golpes de arma branca na cidade de Atalaia. Para um socorro mais ágil, o helicóptero do Serviço Aeromédico foi liberado, conduzindo a vítima até o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
A paciente do sexo feminino, de 31 anos, teve perfurações no abdômen e tórax e lesões nos dois braços. Inicialmente, a vítima havia sido encaminhada para o Hospital Municipal de Atalaia, mas, pela gravidade dos ferimentos, precisou ser transferida.
De acordo com Carlos Adriano, médico do Samu Aerómedico, a vítima estava em estado grave. “Durante o percurso, a paciente estava consciente, respondendo aos nossos questionamentos. O trajeto foi feito em, aproximadamente 30 minutos, desde o acionamento da aeronave até a chegada ao HGE”, salientou.
Carlos Adriano salientou que, em um caso desta natureza, a utilização do helicóptero gera grande benefício ao paciente. “Com a velocidade do voo conseguimos reduzir o tempo-resposta, dando maior sobrevida às vítimas e uma melhor recuperação”, salientou.
Durante o salvamento, a equipe do Samu Aeromédico contou com o apoio terrestre dos socorristas do Samu de Atalaia. Eles utilizaram uma ambulância para transportar a vítima da unidade hospitalar até o local onde o helicóptero tinha pousado.
Ao chegar em Maceió, uma Unidade de Suporte Avançado (USA) estava na Academia de Polícia Militar, no bairro Trapiche, para fazer a transferência da paciente. Ela foi imediatamente encaminhada até o HGE, local onde passou por cirurgia.