Evento é voltado para produtores, técnicos e gestores e acontece na segunda-feira (19)
por Ronaldo Lima – Agência Alagoas
(Imagens do clima no Nordeste – Foto: Ascom/Seagri)
Com o tema Monitoramento ambiental via satélite para convivência produtiva com eventos climáticos extremos no Nordeste, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura promove, nesta segunda-feira (19), na sede da Federação da Agricultura, no bairro do Jaraguá, em Maceió, palestra destinada aos produtores rurais, técnicos e gestores municipais.
A palestra, que tem início às 9h, conta com a parceria da Federação da Agricultura, Ufal, Sebrae/AL, Asplana e Embrapa, e será ministrada pelo professor Humberto Alves Barbosa, coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis/Ufal).
O evento vai destacar a importância do monitoramento ambiental via satélite para a gestão de riscos de desastres naturais, especialmente das secas e enchentes, recorrentes na região do Nordeste brasileiro. O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, explicou que o propósito do evento é orientar os produtores rurais alagoanos sobre o diagnóstico climático para este ano.
“As informações que serão fornecidas pelo professor Humberto Barbosa vão ser de grande relevância, e passam a ser mais uma ferramenta de planejamento para os produtores alagoanos”, afirma Santiago, gestor da Seagri.