Entre as pautas, fortalecimento da agricultura familiar, Canal do Sertão, sementes e outros projetos
por Ronaldo Lima – Agência Alagoas
(Encontro do secretário Antônio Santiago com representantes dos movimentos sociais nesta quinta-feira (8) – Foto: Ronaldo Lima)
A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura recebeu nesta quinta-feira (8) os representantes dos movimentos sociais. O encontro foi coordenado pelo secretário Antônio Santiago para tratar das reivindicações das mulheres do campo. Representantes da CPT, MST, MLST, Via do Trabalho estão ocupando o prédio da Seagri desde a quarta-feira (7), em nome dos movimentos e entidades do campo.
Para o secretário Antônio Santiago, são reivindicações pertinentes ressaltando que as representantes das mulheres do campo se mostraram preocupadas com a distribuição de sementes, a transparência e qualidade. “Foi um encontro propositivo onde foi aberto um canal de entendimento e institucional e discutidos projetos de inclusão produtiva, de geração de renda, por meio da Seagri”, afirmou Santiago.
Durante o encontro, os gestores da Seagri apresentaram ações que beneficiam áreas de assentamentos como Programa do Leite, laticínios, cisternas, curso de capacitação em inseminação artificial em bovino, além de assistência técnica, por meio da Emater.
Em nome dos movimentos e entidades do campo, falaram Heloisa Amaral, da CPT, e Débora Nunes, pelo Movimento dos Sem Terra.
Entre as reivindicações dos movimentos sociais estão fortalecimento da agricultura familiar, Canal do Sertão, programa de sementes, irrigação, entre outros.
Além do secretário da Agricultura, também participou o secretário executivo de Políticas Agropecuárias da Seagri, Manoel Henrique.