/Lei Seca promove mais de 900 testes de alcoolemia na Semana Santa

Lei Seca promove mais de 900 testes de alcoolemia na Semana Santa

Durante as fiscalizações, 30 situações de alcoolemia foram registradas e cinco pessoas foram presas por embriaguez ao volante

por Maria Alliny Torres – Agência Alagoas

(Operação foi intensificada na capital e no interior do Estado com o intuito de salvar vidas – Foto: Ascom Detran)

A Operação Lei Seca, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), em parceria com a Polícia Militar, promoveu ações em bairros da parte alta e baixa da capital e no município de Arapiraca durante o feriado da Semana Santa, com o propósito de salvar vidas e reduzir o índice de acidentes no trânsito.

Ao todo, 941 veículos foram abordados e seus condutores revistados; 986 testes de alcoolemia foram realizados; 19 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) recolhidas e 236 autos de infrações lavrados por diversas irregularidades de trânsito.

De acordo com o coordenador da Lei Seca em Alagoas, Emanuel Costa, durante a Semana Santa foram constatadas 30 situações de alcoolemia, com cinco prisões por embriaguez ao volante, 21 recusas ao teste do bafômetro e quatro medidas administrativas.

“Começamos a trabalhar de forma intensiva para reduzir o número de acidentes desde o início da semana. Continuamos durante todo o feriadão e tivemos um saldo bastante positivo. Podemos considerar que as pessoas estão mais conscientes, mesmo tendo cinco prisões por embriaguez ao volante e o grande número de pessoas submetidas ao teste do etilômetro”.

O coordenador salientou que, durante as abordagens do feriadão, observou o alto índice de condutores que estão se revezando para ser o motorista da rodada. “Percebemos que já existe uma mudança de comportamento. Vários condutores falaram durante a abordagem que não haviam ingerido bebida alcoólica porque eram os motoristas da vez. Isso é ótimo para todos”.