/Ronda no Bairro e Seduc articulam ações preventivas junto à comunidade escolar

Ronda no Bairro e Seduc articulam ações preventivas junto à comunidade escolar

Encontro entre diretores escolares e coordenação do programa aconteceu na manhã desta sexta-feira (20)

por Ana Daniella Leite – Agência Alagoas

(Ronda no Bairro e diretores de escolas públicas articulam ações de prevenção à violência junto à comunidade escolar – Fotos: Ascom/Ronda no Bairro)

Manter o diálogo com todos os setores da sociedade inerentes aos perímetros de cobertura do patrulhamento de proximidade realizado pelo Programa Ronda no Bairro é fator fundamental para o bom desempenho do serviço oferecido pelo Governo de Alagoas.

Para tanto, na manhã desta sexta-feira (20), diretores de 16 escolas públicas estaduais estiveram reunidos com o coordenador-geral, coronel PM Cícero Silva, com o sub-coordenador, capitão PM Jasiel Andrade e com a equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda para discutir as necessidades reais das instituições de ensino, as possíveis ações para cada realidade apresentada e o aprimoramento das atividades já desenvolvidas nas comunidades escolares.

A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) mantém ações de interação social com diversos órgãos e instituições como o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL); a Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal); Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc); Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev); Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

“Desenvolvemos diversas atividades em parceria com essas instituições e, agora, iremos somar esforços junto com o Ronda no Bairro no que diz respeito à prevenção e combate à violência, que é um campo que a secretaria sempre se preocupa em contribuir. Acredito que será mais uma parceria de sucesso”, afirmou Dileusa Costa, supervisora de integração comunidade-escola, da Seduc.

O encontro aconteceu na Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Centro de Estudos de Pesquisas Aplicadas (Cepa), e a filosofia e a execução, tanto das atividades operacionais quanto das sociais implementadas pelo Ronda no Bairro foram dignas de elogios dos presentes.

“Eu apoio demais o Ronda, porque vejo na prática o trabalho realizado por todos que fazem o programa. A equipe social é extremamente atuante e participativa. Nossos alunos também estão encantados com as atividades propostas e desenvolvidas conosco”, comemorou Alexandre Costa Moura, diretor da Escola Estadual Professor Theonilo Gama, no Jacintinho.

O programa atende a quatro eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

“Não tenho dúvidas de que conseguiremos mobilizar e articular atividades com enfoque na aprendizagem dos alunos e que despertem a importância do exercício da cidadania. A prevenção é a maneira mais adequada e efetiva para a redução dos índices de violência”, concluiu o coordenador-geral do Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva.