/Nova adutora de Jaramataia fica pronta em seis meses

Nova adutora de Jaramataia fica pronta em seis meses

Ordem de serviço para o início das obras foi assinada nesta quarta-feira (20)

por Severino Carvalho – Agência Alagoas

(Ordem de serviço, que autoriza o início das obras de instalação, foi assinada na manhã desta quarta-feira (20) pelo governador Renan Filho – Foto: Márcio Ferreira)

Jaramataia, a 170 km de Maceió, na região da Bacia Leiteira, terá o abastecimento d’água feito por uma nova adutora. A ordem de serviço, que autoriza o início das obras de instalação, foi assinada na manhã desta quarta-feira (20) pelo governador Renan Filho.

“Trata-se de um obra histórica para Jaramataia, que resolverá de uma vez por todas o problema de abastecimento de água no município”, afirmou o governador. De acordo com ele, a expectativa é de que a obra seja concluída em seis meses.

Responsável pelo empreendimento, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) vai investir, com recursos próprios e do Governo do Estado, mais de R$ 2,2 milhões na instalação da adutora, que levará água a cerca de 4 mil moradores. “A Casal e o Governo de Alagoas têm hoje recursos para fazer investimentos, num Estado que no passado não tinha dinheiro para nada”, observou Renan Filho, citando as obras feitas na região.

“Avançamos com o Canal do Sertão e com a Adutora da Bacia Leiteira; já entregamos a Adutora do Alto Sertão e nos próximos dias vamos inaugurar a obra de abastecimento de água da cidade de Inhapi; faremos o mesmo em Senador Rui Palmeira e em Carneiros. Em Batalha, estamos concluindo dois sistemas de abastecimento de água importantes para os distritos da Manteiga e Timbaúba”, acrescentou.

A assinatura da ordem de serviço para instalação da adutora de Jaramataia aconteceu no dia em que o município completa 56 anos de emancipação política. O governador parabenizou o prefeito Jeferson Barreto pela celeridade e eficiência com que o município aprontou o projeto para execução da obra.

“É de fato um sonho que se concretiza hoje. Trata-se de uma espera de 37 anos e esse dia chegou. Não tenho palavras para descrever tamanha alegria: seremos eternamente gratos. A data de hoje será comemorada como o nascimento de um filho”, disse o prefeito de Jaramataia.

A nova adutora vai sair de Batalha e terá 17 mil metros de extensão e diâmetro de 150mm. A tubulação será implantada no acostamento da rodovia AL-220. Dessa forma não necessitará passar por dentro das propriedades rurais, o que deve facilitar, no futuro, a realização de manutenções. A adutora, em PVC Defofo, terá vazão de 30 metros cúbicos por hora. Para que chegue até a cidade, o líquido que sairá do centro de reservação em Batalha vai passar por uma estação elevatória, que fará o bombeamento.

Outras entregas

Ainda durante a solenidade, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu a entrega de uma ambulância ao município de Jaramataia. As chaves foram repassadas simbolicamente pelo governador ao prefeito. O veículo integra o lote de 130 ambulâncias que estão sendo distribuídas aos municípios alagoanos para fazerem o transporte de pacientes entre as unidades de saúde.

Durante seu discurso, Renan Filho anunciou que Jaramataia será beneficiado com as obras do Programa Pró-Estrada, que após pavimentar os acessos ao município vai, agora, asfaltar vias urbanas dentro da cidade.
Ao fim dos discursos, o governador e o prefeito de Jaramataia inauguraram a Central de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (ALIMENTAqui), situada no Centro da cidade. Acompanharam a cerimônia o vice-presidente de Engenharia da Casal, Osmar Lisboa e os deputados estaduais Ricardo Nezinho, Isnaldo Bulhões e Carimbão Júnior.