/PESAR: Alagoas lamenta a morte do professor, jornalista José Marques de Melo

PESAR: Alagoas lamenta a morte do professor, jornalista José Marques de Melo

Alagoano de Palmeira dos Índios, José Marques Melo faleceu nesta quarta-feira (20), em São Paulo, vítima de um infarto fulminante

por Diego Teixeira – Agência Alagoas

(José Marques é reverenciado por ser o primeiro doutor em Jornalismo do país – Foto: Reprodução/Site ECA)

Jornalistas, professores e doutores de todo País lamentam a morte do primeiro doutor em jornalismo do Brasil, o professor e jornalista José Marques de Melo, que faleceu na tarde desta quarta-feira (20), de um infarto fulminante. O Alagoano da cidade de Palmeira dos Índios, também foi pesquisador científico e consultor acadêmico, titulado pela universidade brasileira (1973) e docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

O secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, lamentou profundamente a perda de um dos principais acadêmicos de Jornalismo no Brasil. “Sem dúvida nenhuma, como acadêmico e jornalista, ele deixa uma história que ainda precisa ser contada, que ainda precisa ser reconhecida. Alagoas está de luto!” lastima.

Para o primo e desembargador José Carlos Malta, esta não foi apenas uma perda familiar. “É uma tristeza para o Estado, que perde um de seus mais ilustres filhos”. Ressalta também a dedicação pela Comunicação e o Jornalismo brasileiros. “Ele estava produzindo até seus últimos dias. José Marques foi mais que um jornalista, ele é inspiração para todos acadêmicos da Comunicação” reforçou o desembargador.

A antropóloga Luitigarde Cavalcanti, amiga e companheira de projetos, destaca o pesquisador como sendo um ícone para a juventude da Comunicação. “José Marques foi mais que um professor; ele é uma inspiração para todos da Comunicação no Brasil”. Ela também frisa o homem cheio de vida que distribuiu conhecimento por todo o país.

A reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia, o vice-reitor José Vieira e toda a comunidade universitária manifestaram, por meio de nota, profundo pesar com a notícia do falecimento do professor José Marques de Melo. O professor tinha 75 anos, e era um grande incentivador das pesquisas em Comunicação e colaborou com frequência em atividades de formação acadêmica realizadas pelo Curso de Comunicação Social da Ufal. Em 2009, ele foi homenageado como patrono da Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Entre suas principais obras estão Comunicação Social: Teoria e Pesquisa, Estudos de Jornalismo Comparado, Sociologia da Imprensa Brasileira, A Opinião no Jornalismo Brasileiro, Comunicação e Modernidade, Fontes para o Estudo da Comunicação e Teoria da Comunicação: Paradigmas Latino-Americanos.