/Estudantes da rede estadual intensificam preparativos às vésperas do Enem 2018

Estudantes da rede estadual intensificam preparativos às vésperas do Enem 2018

Diversas unidades promovem aulões para revisar conteúdos da prova

por Ana Carolina Lima – Agência Alagoas

(Alunos aumentam ritmo de estudos na última semana antes das provas – Foto: Valdir Rocha)

Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as escolas da rede estadual alagoana intensificam os preparativos para a prova, que começa a ser aplicada neste domingo (4). Diversas unidades de ensino realizaram aulões para o exame nesta quarta-feira (31). Uma delas é a Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa, que, reuniu estudantes nos horários matutino e vespertino em um aulão de língua portuguesa e matemática.

Segundo a diretora da unidade, Joseane Martins, durante todo o ano letivo o corpo docente preparou os alunos em sábados letivos. “Por sermos uma escola apenas de Ensino Médio, temos várias turmas concluintes. Desde o início do ano fizemos uso de sábados letivos, para os quais convidamos professores de outras escolas e de cursinhos, proporcionando assim aulas diferentes para os estudantes e criando uma motivação extra”, conta.

Para a semana que antecede o primeiro domingo de prova, os educadores fizeram um aulão temático onde os alunos resolveram questões de edições antigas. A estudante Ana Lúcia é uma dentre os 88 mil alagoanos que prestam o exame este ano. A aluna do Moreira e Silva concorre a uma vaga no curso de Medicina.

“Além de me preparar em casa, recebo um suporte muito bom da escola, os professores nos motivam bastante. Esse incentivo é muito importante porque reflete também nos nossos estudos em casa e nas notas durante o ano letivo”, relata.

Além da Moreira e Silva, também promoveram aulões nesta quarta-feira as escolas estaduais Fernandes Lima, localizada no Sítio São Jorge; Julieta Ramos Pereira, em Paripueira; e Padre Aurélio Gois, na cidade de Junqueiro.

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece todos os anos e serve como porta de entrada para o ensino superior. Este ano a prova acontece nos primeiros domingos de novembro, dias 4 e 11. Por conta do horário de verão, os portões fecham às 12h no horário local.