/Em Israel, Bolsonaro declara abertura de “escritório diplomático” em Jerusalém mas não mudará a embaixada

Em Israel, Bolsonaro declara abertura de “escritório diplomático” em Jerusalém mas não mudará a embaixada

Redação A Hora News

O presidente Jair Bolsonaro está em Israel e neste domingo (31) se encontrou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e anunciou a abertura de um “escritório diplomático” em Jerusalém.

“Reconhecendo os inegáveis vínculos históricos de Jerusalém com a identidade judaica e também que a cidade é o coração político do moderno Estado de Israel, anunciei hoje que o Brasil abrirá lá um escritório brasileiro para a promoção do comércio, investimentos e intercâmbio em inovação e tecnologia”, declarou.

Antes de viajar, Bolsonaro já havia dito que não há pressa para mudar a embaixada, apesar de ser uma promessa de campanha. “Trump levou nove meses para decidir e dar a palavra final para que a embaixada fosse transferida”, contemporizou.

Com este “escritório diplomático”, Bolsonaro confirma que não mudará a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém. A promessa feita em campanha foi desfeita para que o país não perca o mercado dos países árabes.

O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz,explicou que o local servirá como “extensão” da embaixada em Tel-Aviv. Em nota oficial, o chanceler israelense comemorou: “Obrigado por abrir um escritório diplomático em Jerusalém! Israel e Brasil são verdadeiros amigos, com valores comuns, e fortaleceremos a cooperação entre os nossos países”.