Grupo percorreu ruas do Jaraguá conhecendo diversos estandes de literatura infantil e participou de atividades lúdicas durante toda a manhã
por Alexandre Barbosa – Ascom Ronda no Bairro
Estudantes visitaram diversos estandes de literatura infantil e participaram de atividades lúdicas relacionadas ao incentivo à leitura – Foto: Alexandre Barbosa
O Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, proporcionou uma manhã diferenciada para o grupo de crianças e adolescentes que assiste no Jacintinho. Nesta terça-feira (5), elas visitaram o histórico bairro de Jaraguá, localizado na orla de Maceió, prestigiando a 9ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
Na ocasião, os estudantes visitaram diversos estandes de literatura infantil e participaram de atividades lúdicas relacionadas ao incentivo à leitura. Gabrielly Ramos, de 15 anos, foi uma das adolescentes assistidas que estiveram no evento pela primeira vez. Em entrevista, a estudante se disse encantada com tudo o que viu.
“Eu gosto muito de ler e fiquei super empolgada quando soube que a gente ia vir pra cá, porque nunca tinha vindo e estava muito curiosa sobre o que iria encontrar. Durante o passeio eu vi vários livros que eu já vinha procurando há tempos e conheci escritores que eu não conhecia, principalmente alagoanos. Superou demais as minhas expectativas e eu com certeza vou vir mais vezes agora”, afirmou.
O passeio aconteceu com o grupo matriculado nas atividades oferecidas gratuitamente pelo Ronda no Bairro, de segunda a sábado, na Praça do Mirante, no Jacintinho, e foi pensado justamente para incentivar nelas o desejo pela leitura, como explicou a coordenadora da equipe social do programa, Áurea Vasconcelos.
“Entre as nossas atividades está a assistência escolar para as crianças e nessas ocasiões, mas não somente nelas, aproveitamos para reforçar a importância da leitura para todos eles, até como motor para mudança de vida e de realidades. Quando tomamos conhecimento sobre a Bienal, já começamos a articular essa visita, porque acreditamos que momentos como esses ajudam ainda mais no despertar de uma consciência coletiva na busca por novas oportunidades. E é importantíssimo que eles nunca esqueçam de que podem romper com as expectativas muitas vezes pequenas que são colocadas sobre eles e que podem ir além. É pra conscientizá-los de que eles podem que nós trabalhamos”, pontuou.
Além das aulas semanais e da articulação para participação em eventos, o Ronda no Bairro também trabalha com outras parcerias dentro do viés de incentivo à leitura, tais como a BiblioSesc, do Serviço Social do Comércio (Sesc), que ao menos uma vez por mês vai a pontos estratégicos dentro dos territórios de atuação do programa levando literatura de qualidade para os mais diversos públicos.