/Fapeal disponibiliza resultado preliminar da 1ª fase do projeto Centelha

Fapeal disponibiliza resultado preliminar da 1ª fase do projeto Centelha

Das 1.234 ideias inscritas, 200 foram selecionados de 18 municípios de alagoanos

por Naísia Xavier – Ascom Fapeal

Objetivo do programa é transformar 28 ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso – Foto: Shivenis/ Creative Commons

O Governo de Alagoas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal) e da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), anuncia a lista preliminar da primeira fase do Programa Centelha, publicada nesta segunda-feira (20).

Como previsto, foram selecionadas 200 ideias inovadoras a partir das 1.234 submetidas, a partir de critérios técnicos e legais exigidos pelo edital e avaliados segundo o potencial de se converterem em negócios reais.

O resultado preliminar está disponível em www.fapeal.br e também no site oficial do Programa Centelha. O caráter preliminar da lista se deve ao prazo legal para recurso previsto no edital.

A partir da homologação da lista da primeira fase, os selecionados continuam passando por filtros e capacitações, até que se definam as 28 ideias que irão receber R$ 56 mil, para se estruturarem como as novas empresas inovadoras de Alagoas.

Curiosidades – Alagoas foi o segundo Estado do Brasil em número de ideias inovadoras submetidas ao Programa Centelha. Em primeiro lugar, ficou o Espírito Santo, com 3.353 submissões, e em terceiro, com 1.219 propostas, Santa Catarina, de onde vem toda a expertise do Centelha, que é executado por lá há 10 anos, com o nome de “Sinapse”.

As propostas vieram de 51 municípios de Alagoas e 18 deles passaram pelo primeiro filtro: Arapiraca (12); Atalaia (1); Chã Preta (1); Coruripe (3); Limoeiro de Anadia (1); Maceió (158); Marechal Deodoro (6); Messias (1); Olho d’Água das Flores (2); Penedo (3); Pilar (1); Santana do Ipanema (1); São José da Laje (1); São José da Tapera (1); São Miguel dos Campos (2); Satuba (1); Rio Largo (4); Taquarana (1).