/Estudante da rede estadual coleciona medalhas no atletismo e vai disputar Sul-Americano

Estudante da rede estadual coleciona medalhas no atletismo e vai disputar Sul-Americano

Johnata Vinicius da Silva Moura ganhou ouro nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Brasília

por Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Em dois meses, Johnata conquistou seis medalhas no Jeal – Foto: Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Naquela manhã de sábado, Johnata saiu de casa rumo à Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, no Clima Bom, onde é aluno do 9º ano do ensino fundamental. Ele acreditava se tratar de uma seletiva para o time de futebol da escola, mas, ao chegar lá, percebeu que era uma “peneira” para encontrar talentos do atletismo. Para não perder a viagem, resolveu arriscar.

O que Johnata não sabia é que aquele dia mudaria sua vida e que, dois meses depois, ele seria campeão da modalidade salto em distância, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), disputados no último dia 30 de outubro, em Brasília.

“Apenas quando subi ao pódio percebi que tinha ganho ouro no JEBs e comecei a chorar. Sou muito grato a todos que acreditaram em meu potencial e torceram por mim: minha treinadora Bruna, meus treinadores Anderson e Thales, o Degnaldo, os diretores da Benedita de Castro, minha família e meus amigos”, declarou Johnata, que alcançou a marca de 6,23 metros e garantiu, além da medalha de ouro, a classificação para o Sul-Americano Escolar que será disputado no Chile, em dezembro.

O bom filho à casa torna

Para entender o valor da conquista de Johnata é preciso voltar um ano no tempo, quando encontramos o jovem Degnaldo Barbosa chegando à Escola Estadual Benedita de Castro Lima como estudante de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e estagiário enviado pelo programa de estágios do Governo de Alagoas, o Pontapé. Um retorno mais que especial para Degnaldo, pois ele mesmo foi aluno da escola e lá concluiu seu ensino médio.

“Fiquei muito feliz ao voltar a minha escola, reencontrar meus professores e ter toda a estrutura e apoio para desenvolver o projeto do atletismo, algo que já havia vivenciado na equipe Vulpes, da Ufal, e com o professor Darlan Viana. Quando voltei ao Benedita, quis proporcionar aos alunos uma experiência que gostaria de ter tido quando adolescente. E o sucesso da seletiva que fizemos e que descobriu o Johnata mostra que o atletismo pode ser trabalhado em qualquer espaço que possa ser adaptado”, destacou Degnaldo.