Juntas, comissões disponibilizaram 38 vagas em diferentes especialidades na área da saúde
por Thallysson Alves / Ascom Sesau
Novos alunos se matricularam conforme aprovação no Exame Nacional de Residência (Enare) – Foto: Thallysson Alves / Ascom Sesau
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, encerrou, nesta sexta-feira (7), a primeira fase de convocação dos aprovados para residência médica e multiprofissional. Todos obedecem aos critérios e ordem de classificação do Exame Nacional de Residência (Enare), cujas provas foram aplicadas no último dia 20 de outubro. No total, 38 vagas estão sendo disponibilizadas para médicos, enfermeiros, nutricionistas e outras categorias profissionais.
A Comissão de Residência Médica (Coreme) está ofertando cinco vagas para Clínica Médica, quatro para Pediatria, quatro para Medicina de Emergência, duas para Neurologia, duas para Medicina Física e Reabilitação, duas para Ortopedia e Traumatologia e uma para Cirurgia Geral. Já a Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), em seu primeiro edital, está lançando 14 vagas em Atenção ao Paciente Crítico (Terapia Intensiva), duas em Enfermagem Dermatológica e mais duas em Nutrição Clínica.
“O HGE está muito animado em receber esses profissionais que querem desenvolver as suas competências por meio da experiência na maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas. Somos uma unidade com vasto e complexo campo de estudo e nossa preparação torna o profissional diferenciado no mercado de trabalho e na missão pelos avanços na saúde pública”, afirmou o diretor geral do HGE, Fernando Melro Filho.
A odontóloga Bárbara Gallo é soteropolitana e está matriculada no programa de Atenção ao Paciente Crítico da Coremu. Ela conta que decidiu sair de Salvador (BA) para viver novas experiências e possibilitar a abertura de novas oportunidades. Essa será a sua segunda especialização, pois está concluindo outra promovida pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) sobre Saúde da Família.
“Estou com muita expectativa! Imagino que vai ser um momento de muito aprendizado. Muita coisa que ainda não tive contato. Então, com certeza vai ser uma experiência muito incrível. Muitas coisas para se aprender”, disse a nova residente multiprofissional do HGE.
Neste processo seletivo, as melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas. Esta edição está sendo realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e os candidatos que têm chances para conseguir uma vaga devem continuar acompanhando o site https://www.gov.br/ebserh/pt-br/ensino-e-pesquisa/exame-nacional-de-residencia-enare/area-do-candidato