/Alagoas alcança 100% de adesão ao Programa Saúde na Escola

Alagoas alcança 100% de adesão ao Programa Saúde na Escola

Estratégia promove saúde e qualidade de vida aos estudantes da Rede Pública de Ensino

por Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Programa Saúde na Escola também conscientiza os estudantes sobre a importância de manter atualizado o Cartão de Vacinação, principalmente de imunizantes como o HPV, que previne contra o câncer de útero – Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Alagoas registrou 100% de adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), estratégia criada pelo Ministério da Saúde, que assegura recursos aos municípios para a execução de ações de promoção da saúde nas unidades da Rede Pública de Ensino. A iniciativa foi instituída em 2007 e visa promover ações de saúde e qualidade de vida, através de iniciativas de prevenção, promoção e atenção especializada, por meio da parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação.

Para este novo ciclo do PSE, terão prioridade as creches e pré-escolas, as escolas de áreas rurais, indígenas, quilombolas, em assentamentos, as escolas que atendem medidas socioeducativas, as escolas em que mais de 50% dos estudantes são membros de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e as escolas com oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que devidamente aderidas ao programa. Essas instituições poderão receber um incentivo adicional, conforme a disponibilidade orçamentária.

O PSE completa 18 anos, ampliando suas ações nos territórios e em todas as dimensões. As atividades estão inseridas na proposta pedagógica da escola, levando-se em consideração o respeito à competência político-executiva dos estados e municípios, à diversidade sociocultural das diferentes regiões do país e à autonomia dos educadores e das equipes pedagógicas. Entre suas temáticas e ações, consta a “verificação da situação vacinal”.

Desde 2023, têm sido desenvolvidas ações educativas que resultaram na ampliação da vacinação de crianças e adolescentes. “O objetivo maior do PSE é evitar a evasão escolar, por meio de ações educativas que os municípios considerem importantes, de acordo com seu território. Com isso, eles conseguem proteger os estudantes de adoecimentos, de agravo de comportamento, por exemplo, além de desenvolver ações voltadas à preservação da saúde mental e contra a violência doméstica”, frisa o coordenador estadual do PSE, Eloy Yanes.

Ainda de acordo com o coordenador estadual do PSE, todas as ações têm o papel de proteger a população escolar para que ela não adoeça e, consequentemente, não exista perda do aprendizado e do acompanhamento escolar ao longo do ano letivo. Eloy Yanes enfatiza que o Programa Saúde na Escola atua com a proposta de auxiliar na formação dos estudantes em parceria nas três esferas de poder (municipal, estadual e federal), sempre com alunos da

Rede Pública de Ensino

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforça que a adesão dos 102 municípios alagoanos ao Programa Saúde na Escola é uma marca fundamental do sucesso do programa. “O cuidado com a saúde dos nossos alunos representa o zelo com o futuro do nosso país. O esforço dos profissionais da saúde e da educação é reconhecido com a adesão de todos os municípios alagoanos ao programa em Alagoas”, reforça o gestor da saúde estadual.