Parlamentares estão em postos de destaque no Poder Legislativo compondo a Mesa Diretora e na presidência de comissões permanentes
por Dicom/CMM
Foto: Dicom/CMM
O protagonismo feminino na política é mais uma conquista significativa constatada na Câmara Municipal de Vereadores. Na atual legislatura, as vereadoras Silvania Barbosa, Jeannyne Beltrão, Olívia Tenório, Teca Nelma e Fátima Santiago se destacam por discursos efetivos, fiscalização continuada, firmeza em seus ideais, e ainda lideram funções importantes para o desenvolvimento das pautas do Legislativo.
Silvania Barbosa exerce a vice-presidência da Câmara, e tem olhar aguçado para uma série de debates nas mais variadas vertentes em Maceió. A vereadora Jeannyne Beltrão ocupa a 2ª vice-presidência, com notável atuação, e recentemente foi escolhida para presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
À frente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), está a presidente do colegiado, Olívia Tenório, uma parlamentar considerada habilidosa entre seus pares. A vereadora Teca Nelma preside a Comissão de Direitos Humanos, área em que milita e atua com dedicação. Já a vereadora Fátima Santiago é a presidente da Comissão de Saúde, uma seara em que a parlamentar tem ampla dominação por ser médica.
Em comum, as parlamentares estão sempre defendendo as conquistas das mulheres, além de cobrar efetivamente a garantia dos direitos femininos, proteção à vida, políticas públicas de apoio às causas femininas, elaboração de projetos de lei e atenção à saúde.
Esta combatividade pode ser percebida claramente nos discursos das vereadoras nas sessões da Câmara Municipal de Maceió, bem como nas atividades que elas desenvolvem nas comunidades, em participações de eventos, palestras, diálogos com setores, entre outras demandas que necessitam de apoio parlamentar.