Período também foi marcado pela nomeação de 21 aprovados no concurso público e criação da Escola do Legislativo
por Dicom/CMM
Foto: Pedro Sant
A Câmara Municipal de Maceió aprovou mais de mil indicações e projetos de lei nos 100 dias da atual legislatura, e já alcançou três das seis metas definidas pelo presidente Chico Filho para o primeiro semestre.
Entre as aprovações realizadas no plenário pelos vereadores e vereadoras, 1.019 foram indicações de melhorias nos bairros da capital, como pavimentação de vias, reforma de praças, reforço de iluminação pública e outras demandas da população que são de competência da Prefeitura.
Os projetos de lei aprovados foram mais de 50, entre eles, a primeira Política de Cargos e Carreira dos Servidores do Legislativo, a instituição da Ouvidoria Parlamentar, e o reconhecimento da guarda municipal como função técnica para fins de acumulação de cargos.
E das metas definidas pela presidência da Casa, a primeira implementada foi a nomeação de 21 aprovados no concurso público do Legislativo, que darão ainda mais agilidade e precisão nos atos dos parlamentares.
Uma das marcas dos 100 dias, a transparência e comunicação também estão entre as metas cumpridas, com a disponibilização de todos os projetos e leis em tramitação por meio do portal da Câmara na internet, para que a população seja melhor informada sobre o trabalho dos vereadores e das vereadoras.
A terceira meta, a implantação da Escola do Legislativo, foi um marco na história da Câmara, com a participação de mais de 100 assessores na primeira formação. E está em andamento a atualização do regimento interno e do organograma, para adequação às necessidades atuais da Casa.
Para o presidente Chico Filho, as ações dos 100 dias da Câmara refletem o objetivo primordial da Casa, de ser um espaço amplo e democrático, com produtividade e responsabilidade com o cidadão.
“Esses primeiros 100 dias caminharam da forma como nós planejamos e como tem que ser, com diálogo, com participação, com transparência. Queremos garantir que o trabalho realizado aqui na Câmara dê voz à população e se transforme em ações para Maceió. Pelos resultados que tivemos até o momento, vejo que estamos no caminho certo”, afirmou Chico Filho.