/Câmara de Maceió entrega Comenda Mário Guimarães à juíza Ana Florinda Dantas

Câmara de Maceió entrega Comenda Mário Guimarães à juíza Ana Florinda Dantas

Magistrada coordenou por 16 anos o Núcleo de Promoção à Filiação, que promoveu reconhecimento da paternidade de quase 12 mil pessoas

por Dicom/CMM

Foto: André Palmeira

A juíza Ana Florinda Dantas recebeu nesta sexta-feira (4) a mais tradicional honraria da Câmara Municipal de Maceió, a Comenda Desembargador Mário Guimarães. De autoria do vereador Galba Netto, a homenagem faz um reconhecimento aos 16 anos de atuação da magistrada no Núcleo de Promoção à Filiação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL).

Criado em 2008, o Núcleo já promoveu o reconhecimento da paternidade de quase 12 mil pessoas em Alagoas, e foi destaque em reportagens nacionais e no Supremo Tribunal Federal, onde foi tema de exposição, em 2023.

Em outubro do ano passado, Ana Florinda deixou o Núcleo para se tornar presidente da Turma Recursal do TJ-AL, mas deixa o legado de ter levado dignidade a milhares de alagoanos.

Para o vereador Galba Netto, a comenda é uma forma de agradecimento da população maceioense, por meio da Câmara, pela dedicação da juíza ao trabalho na Vara da Família. “Nós, como representantes legais da população, entregamos essa comenda à doutora Ana Florinda para que todos entendam a importância do trabalho dela ao longo desses anos, levando dignidade e resgatando vidas. Ela dignifica e serve de exemplo para a sociedade”, corroborou.

Presente na solenidade, o presidente da Câmara, Chico Filho, citou a importância e o respeito conquistado pela magistrada na sociedade e no Poder Judiciário. “Eu não poderia deixar de estar aqui presente nesse ato de reconhecimento por tudo o que a senhora fez no Judiciário e por sua luta incansável pela justiça social. É uma grande satisfação participar desse momento em homenagem a uma pessoa tão especial”, pontuou.

Em um relato bem humorado e emocionante de como foi criado o Núcleo e como ocorreram alguns dos casos simbólicos de reconhecimento de paternidade, a magistrada Ana Florinda dedicou a comenda a toda a equipe que trabalhou com ela.

“Na verdade, eu considero que essa medalha tão honrosa é destinada não a minha pessoa, mas sim a uma equipe inteira que cuida do Núcleo de Promoção à Filiação há quase 17 anos. Nós instalamos e desenvolvemos o trabalho durante todo esse tempo e, se eu pudesse, todos receberiam essa medalha. E também, evidentemente, o Poder Judiciário de Alagoas, que é o grande condutor desse trabalho”, celebrou.

Estiveram presentes também na solenidade o vice-presidente da Almagis, juiz Geneir Carvalho, a procuradora do Estado Marilma Torres, o juiz corregedor Kleber Barbosa Rocha, a defensora pública Thaís Pimenta, a ex-secretária da Mulher do Município de Maceió, Ana Paula Mendes, Roberto Wagner Sampaio, diretor-presidente da Arpen, além dos familiares da magistrada, servidores do TJ-AL e outras autoridades.