/CESMAC Conquista Bolsas do CNPq para Pesquisa Pioneira Sobre Neurodireitos

CESMAC Conquista Bolsas do CNPq para Pesquisa Pioneira Sobre Neurodireitos

Projeto de mestrado em Direito propõe construção de sistema internacional de proteção à privacidade e autonomia mental.

por Portal Cesmac

O Programa de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário CESMAC foi contemplado com três bolsas de mestrado, totalizando R$ 151.200,00, aprovadas na Chamada Pública CNPq nº 50/2024, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG), ciclo 2025. As bolsas serão destinadas ao desenvolvimento do projeto “Fenomenologia e Intencionalidade Normativa na Construção de um Sistema de Proteção Internacional dos Neurodireitos”, coordenado pelo professor Dr. Fernando Sérgio Tenório de Amorim.

Com vigência entre abril de 2025 e abril de 2030, o projeto adota uma abordagem interdisciplinar e inovadora ao articular Direito Internacional Privado, Filosofia da Mente e neuroética. A proposta visa investigar os fundamentos filosóficos e jurídicos que permitam o reconhecimento e a proteção global dos chamados neurodireitos — um conjunto emergente de garantias jurídicas que inclui privacidade mental, autonomia cognitiva, identidade pessoal, igualdade neurocognitiva e responsabilidade no uso de neurotecnologias.

Ancorada na teoria da intencionalidade de Franz Brentano, a pesquisa argumenta que interferências tecnológicas não consentidas nos estados mentais configuram violação à subjetividade e aos direitos humanos fundamentais. A partir disso, o projeto se propõe a propor novos modelos normativos para regulamentação internacional da temática, explorando desde tratados vinculantes até mecanismos de soft law. A iniciativa ainda prevê o estudo de temas como neurotecnologia em segurança pública, proteção de dados mentais e cooperação jurídica internacional.

As bolsas concedidas são da modalidade Mestrado – GM, com duração de 24 meses, e o projeto está vinculado à linha de pesquisa “Contemporaneidade, Sociedade da Informação e Transformações das Relações Jurídicas Privadas”, dentro do grupo de pesquisa “Direito, Contemporaneidade e Transformação Social”. A aprovação representa mais um importante passo do CESMAC no fortalecimento da sua atuação na pesquisa jurídica aplicada, reafirmando seu papel como instituição inovadora e atenta aos grandes desafios éticos e legais do nosso tempo.