Agência Alagoas destaca a trajetória de Bruno Soriano e o trabalho dos mais de 80 assessores de comunicação que atuam em secretarias e órgãos do Governo do Estado
por Severino Carvalho / Agência Alagoas
A oportunidade de capacitação é uma das formas de valorização dos jornalistas – Foto: Agência Alagoas
Neste 7 de Abril, celebra-se o Dia do Jornalista. A data reconhece a importância dessa categoria na construção de uma sociedade bem informada, justa e democrática. Formado em 2006 pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Bruno Teixeira Soriano Gomes, 41 anos, é um desses profissionais da informação.
“Ser jornalista é viver a informação, 24 horas por dia. É assumir um compromisso inabalável com a qualidade. É tratar a informação como uma indispensável ferramenta de prestação de serviço à sociedade. É um exercício diário de promoção da cidadania e de ter a sensibilidade de enxergar a dor do outro”, define Bruno Soriano.
Com passagem por diversos veículos em Alagoas, ele atua hoje como assessor de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Tem o desafio de comunicar, diariamente, para mais de 150 mil estudantes e 20 mil servidores da rede pública estadual, além do público em geral.
“A comunicação pública é um processo incessante de interação; é trabalhar para que o receptor, de fato, se aproprie da informação que lhe interessa. Por isso miramos, sempre, nessa sensação de pertencimento, conferindo ao estudante o protagonismo de que ele necessita e valorizando o servidor, para que este também se sinta verdadeiramente representado em nossas ações”, pontua.
Bruno Soriano representa os mais de 80 jornalistas que atuam como assessores de comunicação no Governo de Alagoas, em secretarias e órgãos estaduais. Trata-se da “maior redação” do estado em número de profissionais, sob a coordenação do secretário de Comunicação Wendel Palhares, também jornalista por formação.
“Hoje, o jornalista é cada vez mais necessário para o bom funcionamento da sociedade. Vivemos tempos em que é difícil diferenciar a verdade e a mentira, e o profissional de jornalismo é instrumento de verificação de uma informação correta, empática e completa”, disse Wendel Palhares.
Capacitação e valorização profissional
A gestão da comunicação estatal em Alagoas tem sido pautada, sobretudo, na capacitação e valorização profissional dos jornalistas. Foi na gestão do governador Paulo Dantas que, por sugestão da Secom, estabeleceu-se o piso salarial da categoria como parâmetro mínimo para a remuneração dos profissionais que atuam como assessores de comunicação do Governo.
“O governador acertou ao enquadrar a remuneração dos jornalistas que trabalham para o Estado com o piso da categoria no mercado alagoano. Foi uma conquista nossa, muito importante que demonstra uma intenção de valorização profissional, bem como de trazer para o serviço público grandes nomes que antes optavam por atuar em outras redações”, reflete o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Alexandre Lino.
Ele observa que os quadros da rede de comunicação estadual hoje contam com jornalistas de destaque, o que tem reflexo direto na qualidade do serviço oferecido ao cidadão. Lino destaca, ainda, a criação do Núcleo de Integridade da Informação, iniciativa pioneira voltada ao enfrentamento da desinformação e à promoção da educação midiática em diversas áreas da sociedade.
“O bom jornalismo é o defensor da democracia e da sociedade. Sabemos que temos uma longa estrada pela frente, mas já contamos com parceiros importantes, como a Secom, que acerta muito ao lançar um Núcleo de Integridade da Informação”, destaca o presidente do Sindjornal.
Tendências e Soluções
No âmbito da capacitação profissional, a Secom Alagoas lançou, em 2023, o ciclo Tendências e Soluções, o maior programa de aperfeiçoamento na comunicação já realizado no estado. Desde então, a iniciativa vem proporcionando, periodicamente, aos profissionais da comunicação um espaço para ampla discussão de ideias, por meio de encontros, conferências, seminários e treinamentos presenciais e virtuais.
Neste sentido, a Secom também lançou a primeira edição do Guia de Redação e Estilo para a rede de assessorias de comunicação de Alagoas, com o objetivo de manter o aperfeiçoamento contínuo da equipe que tem a missão de apresentar ao cidadão a informação direta, transparente e objetiva, como forma de prestação de contas das ações do Governo do Estado. O material faz parte da coletânea Tendências e Soluções, que conta também com um manual de Gerenciamento de Crises.
“O Tendências e Soluções foi uma grata iniciativa da Secom no sentido de capacitar os profissionais que integram a comunicação do Governo de Alagoas. As oficinas e palestras têm sido essenciais, proporcionando o permanente alinhamento de nossas ações e permitindo uma importante troca de experiências sobre temas diversos”, ressalta o jornalista Bruno Soriano.