/Mulheres de destaque: empatia é ferramenta de trabalho das homenageadas da Câmara

Mulheres de destaque: empatia é ferramenta de trabalho das homenageadas da Câmara

Série de matérias com as personalidades reconhecidas no Mês da Mulher se encerra com mais seis histórias de mulheres que transformam vidas diariamente

por Dicom/CMM

Na última matéria da série com as homenageadas pela Câmara Municipal de Maceió no Mês da Mulher, serão apresentadas personalidades que transformam a vida das pessoas por meio da medicina, do esporte, da psicologia ou da política.

As trajetórias dessas profissionais, que têm a empatia como principal ferramenta de trabalho, ganham destaque diariamente e, agora, passam a ser oficialmente reconhecidas com as comendas entregues pelos vereadores e vereadoras de Maceió.

As homenageadas a seguir receberam a Comenda Nise Magalhães da Silveira, por terem contribuído com o município de Maceió nas áreas de medicina, psicologia ou psiquiatria, e por se destacarem na luta em defesa da cidadania. Conheça mais sobre essas histórias:

Eudócia Caldas, agraciada pelo vereador Chico Filho, nasceu em Ibateguara, Alagoas. Formada em medicina com especialização em gastroenterologia pediátrica, também é capitã aposentada da Polícia Militar de Alagoas. Ela iniciou sua carreira política como prefeita de Ibateguara, onde serviu por dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2013.

Em 2024, Eudócia assumiu o cargo de senadora por Alagoas e tem se destacado por sua atuação em prol da saúde, incluindo a autoria do Projeto de Lei 126/2025, que trata sobre o marco regulatório para a vacina contra o câncer.

Flávia Cavalcante, homenageada pelo vereador Kemann Vieira, é deputada estadual e tem se destacado na defesa de políticas públicas para pessoas com fibromialgia, buscando melhorar o diagnóstico e tratamento dessa condição frequentemente mal compreendida. Além disso, ela é uma das fundadoras do Instituto Fortalecendo as Comunidades (IFC), criado em 2016 com o objetivo de cuidar da saúde das mulheres e expandido para atender toda a população.

O IFC já realizou mais de 54 mil atendimentos, beneficiando cerca de 24 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, com serviços médicos, odontológicos, psicologia, fisioterapia e mais, atendendo comunidades nos bairros da Pajuçara, Benedito Bentes, Prado e povoado Boca do Rio, no Litoral Norte.

Joyce Maria Lisboa Maia, reconhecida pelo vereador Zé Márcio, é médica oncogeneticista e oncologista clínica, com atuação dedicada à saúde da mulher. Formou-se em medicina pela Universidade Federal de Alagoas no ano de 2007 e realizou residência em clínica médica e especialização em oncologia clínica no estado de São Paulo. Com o propósito de contribuir com sua experiência para a oncologia em Alagoas, retornou a Maceió em 2021, quando trabalhou no Hospital Universitário e, atualmente, integra a equipe do Hospital MedRadius.

Referência no cuidado oncológico da mulher, Joyce alia conhecimento técnico e humanização no atendimento às pacientes. Atua também na oncogenética, área essencial para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer, permitindo abordagens personalizadas e mais eficazes no combate à doença.

Fabiana Lisboa, homenageada pelo vereador Aldo Loureiro, é psicóloga formada pelo Cesmac, com diversas especializações em áreas como educação inclusiva, saúde mental com ênfase em Transtornos do Espectro Autista (TEA), neuropsicologia clínica, análise do comportamento aplicada e educação estruturada. Ela possui formação no programa TEACCH pela University of North Carolina. Atualmente, é psicóloga clínica e supervisora do setor de psicologia da Apae Maceió, além de coordenadora técnica da Federação Alagoana de Apaes e responsável pelo Centro Unificado de Integração e Desenvolvimento do Autista (Cuida-Apae).

Coordena também o projeto Onda Azul, que promove o surf terapêutico para autistas, e é psicóloga e neuropsicóloga infantojuvenil na Clínica Evoluir Espaço Terapêutico. Com ampla experiência na psicologia do desenvolvimento humano, autismo e avaliação neuropsicológica, ela tem se dedicado a promover a inclusão de pessoas com TEA.

Sibele de Lima, que recebeu a comenda do vereador Brivaldo Marques, é uma referência na promoção do empoderamento feminino por meio do jiu-jitsu. Desde jovem, encontrou na arte marcial um propósito de vida, e ao longo de 15 anos de dedicação, tem transformado a vida de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ ao ensinar técnicas de defesa pessoal e autodefesa. Além de sua atuação como instrutora, Sibele tem se destacado como gestora de eventos esportivos, coordenadora de competições e fundadora de iniciativas como a Escola de Esportes de Combate das Alagoas.

Pioneira na realização da Copa Maria Bonita de Jiu-Jitsu, a maior competição exclusiva para mulheres no país, ela continua quebrando barreiras e criando oportunidades em um ambiente predominantemente masculino. Sua trajetória é marcada por coragem, resistência e uma missão de transformar a vida de mulheres por meio da segurança, confiança e saúde física e mental, tornando-se um símbolo de superação e transformação social.

Reconhecida pelo vereador Leonardo Dias com a Comenda Terezinha Ramires Lima, Maria Madalena Pugliese é médica, formada em 1985, e se destacou por sua dedicação à saúde pública e à comunidade. Especializada em Saúde Pública pela USP, trabalhou em diversas áreas, incluindo clínica médica, homeopatia e hematologia. Atuou como coordenadora e palestrante em saúde da mulher, além de liderar projetos de qualidade em hospitais. Com um forte espírito voluntário, contribuiu com várias instituições, incluindo o Hospital Constança de Góes Monteiro e a Fundação Banco do Brasil.

Sua atuação como médica voluntária, realizando atendimentos ambulatoriais e educacionais revela sua empatia e desejo de levar saúde aos mais carentes. Sua participação em mutirões comunitários e em grupos de cidadania incentivados pelo Banco do Brasil reforça seu compromisso com o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida da população.