Encenação emociona milhares de pessoas e transforma cidade histórica em polo cultural na Semana Santa
por Daniel Borges / Ascom Secult
Há 35 anos, Santa Luzia do Norte encena a fé, emociona público e reafirma sua força no mapa cultural – Foto: Divulgação
Um dos espetáculos mais emocionantes e tradicionais do teatro alagoano, a Paixão de Cristo de Santa Luzia do Norte chega à sua 35ª edição este ano. De 17 a 19 de abril, sempre às 20h, o público será mais uma vez conduzido pela narrativa dos últimos dias de Jesus Cristo, em uma encenação grandiosa no teatro ao ar livre Cidade Santa, que já se tornou um dos principais atrativos culturais e turísticos de Alagoas. A entrada é gratuita.
Com mais de 200 atores e figurantes da própria comunidade, 200 figurinos, efeitos especiais, trilha sonora, iluminação e cenografia marcantes, o espetáculo é reconhecido como pioneiro no estado e arrasta uma média de cinco mil espectadores por noite. Mais de 200 mil pessoas já assistiram à encenação desde sua criação, no início da década de 1990.
Idealizada por Ivanilson Monteiro e encenada, inicialmente, nas ruas de Santa Luzia, a peça ganhou força, reconhecimento e, em 1995, um espaço próprio, a Cidade Santa. Desde então, o município se transformou em rota obrigatória durante a Semana Santa, sendo destaque na mídia nacional e referência para outros espetáculos religiosos em Alagoas.
O projeto conta com o patrocínio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
“São 35 anos de uma história construída com fé, talento e o envolvimento de toda uma comunidade. É impossível não se emocionar com a grandiosidade desse espetáculo, que já faz parte da identidade cultural do nosso estado. Para nós, do Governo de Alagoas, é um orgulho enorme apoiar esse projeto que valoriza nossas tradições, movimenta a economia criativa e transforma Santa Luzia do Norte em um verdadeiro palco de fé e arte durante a Semana Santa”, declarou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.