/Secretária da Mulher será homenageada na Brazil Conference por sua atuação em defesa dos direitos humanos

Secretária da Mulher será homenageada na Brazil Conference por sua atuação em defesa dos direitos humanos

Maria Silva foi reconhecida como vencedora do programa Servindo o Brasil por trajetória na luta por justiça social

por Jaci Lira 

Construção de 100 casas para a comunidade do quilombo Tabacaria foi destaque para a aprovação da secretária Maria Silva no programa Servindo o Brasil – Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, será homenageada na Brazil Conference 2025 por seu trabalho em defesa dos direitos de grupos minoritários e historicamente marginalizados. Reconhecida como uma das vencedoras do programa Servindo o Brasil, Maria se destacou por sua atuação na luta por justiça social e igualdade, promovendo iniciativas e políticas públicas de impacto significativo.

Ao todo, aproximadamente duzentas pessoas se inscreveram no programa Servindo o Brasil. A partir desse número, a Brazil Conference escolheu quatro brasileiros, entre eles a secretária Maria, para falar sobre as ações desenvolvidas em seus territórios que impactam positivamente e contribuem para a mudança de realidades.

A trajetória da secretária Maria Silva inclui a articulação para o funcionamento 24h da Delegacia da Mulher, um marco na proteção dos direitos das mulheres alagoanas; a construção da primeira Casa da Mulher Brasileira no estado; a construção de 100 casas para o quilombo Tabacaria; além da ampliação de políticas públicas voltadas às populações vulneráveis, incluindo mulheres rurais, quilombolas, indígenas e a comunidade LGBTQIA+.

Em 2024, a secretária Maria Silva ganhou ainda mais destaque com sua atuação internacional, ao integrar a comitiva do Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas), onde recebeu reconhecimento por suas contribuições na promoção da igualdade e da justiça social.

Ainda em 2024, Maria participou da 68ª sessão da Comissão sobre a Condição da Mulher (CSW68) e voltou a participar do evento em 2025, onde acompanhou discussões sobre ações de equidade de gênero em todo o mundo, bem como a urgência de ampliar investimentos e a capacidade das instituições que atuam com a pasta da mulher.

Para a secretária Maria Silva, o evento é uma oportunidade de projetar internacionalmente a atuação da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e os avanços do Governo de Alagoas. “Nos últimos anos Alagoas vem avançando muito na implementação de políticas públicas para as mulheres, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ e todas as pessoas que presenciaram suas realidades sendo excluídas. É sempre uma honra poder falar das ações que desenvolvemos na Semudh e dos avanços que já alcançamos”, disse.

A Brazil Conference é um dos mais prestigiados eventos voltados para a discussão de soluções inovadoras para o Brasil. Realizada anualmente nas universidades de Harvard e MIT, o encontro reúne acadêmicos, líderes e especialistas para discutir os desafios e oportunidades do Brasil, promovendo um ambiente de troca de ideias e desenvolvimento social.

A edição de 2025 acontece nos próximos dias 12 e 13 de abril, em Cambridge, nos Estados Unidos, e será transmitida online por meio do canal no YouTube da Brazil Conference (clique aqui).

Link: https://www.youtube.com/@BrazilConference