Objetivo é proporcionar condições dignas de ressocialização e de profissionalização a cada um deles
por Thallyson Lopes – Agência Alagoas
(Reeducandos participaram de capacitação promovida pela Sete e pela Seris – Foto: Ascom)
O Governo de Alagoas, por meio das secretarias de Trabalho e Emprego (Sete) e da cooperação da Secretaria de Defesa Social e Ressocialização (Seris), certificam 12 reeducandos do Sistema Prisional do Estado, após a conclusão do projeto Qualificar pra Mudar, encerrado em 16 de março.
Durante as atividades desenvolvidas no curso, foram utilizadas todas as ferramentas que envolvem computadores, tanto a parte de hardware (estrutura física), quanto a de software (programas instalados).
As aulas foram ministradas em uma sala climatizada, com quadro branco e TV de Led para projeções de slides. O local dispunha de banheiro masculino e feminino para uso dos alunos, com coffe break padrão.
Os alunos foram divididos em duas turmas, sendo a primeira no período matutino das 8h às 12h, e a segunda no período vespertino das 14h às 18h. Durante todo curso foram realizadas atividades práticas simulando um ambiente empresarial, onde o instrutor supervisionou todos os alunos, desenvolvendo trabalhos voltados para a realidade do mercado.
Projeto Qualificar pra Mudar capacitou doze reeducandos (Ascom)José Carlos é um dos reeducandos e disse que receber o primeiro certificado é um momento especial. “Para mim foi muito importante, porque aprendi as técnicas de informática. Eu não tinha curso nenhum e agora foi o primeiro curso que eu tive, sendo mais uma oportunidade de integrar a sociedade. Agora eu já tenho um aprendizado a mais e com esse aprendizado com certeza vão surgir novas oportunidades para minha vida”.
“A conclusão dessa turma mostra que estamos colhendo os frutos dessa parceria onde o Governo tem cumprido seu papel em priorizar a inserir a educação profissional em todo o Estado, oferecendo oportunidade de dar continuidade aos estudos e dando condições também aos reeducando de voltarem ao mercado de trabalho, o que vai melhorar a vida desses jovens e também de suas famílias”, destacou o Secretário Arthur Albuquerque.
Foram 120 horas/aulas para cada turma, onde todas as atividades exercidas foram avaliadas de maneira metódica, visando capacitação e qualificação para desenvolvimento de um futuro trabalho, tendo como resultado o amadurecimento da visão de mercado, buscando consolidação de conhecimentos.