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Alagoas comemora novos empreendimentos e geração de emprego no Dia do Turismo

Data é celebrada com altos índices de desembarque e novos produtos alagoanos entre os mais procurados do país

por Thiago Tarelli – Agência alagoas

(Praias de Maceió estão entre os atrativos turísticos mais procurados por quem visita Alagoas – Foto: Itawi Albuquerque)

O Dia Nacional do Turismo é celebrado nesta terça-feira (8) e Alagoas tem muitos motivos a comemorar. Com três novos hotéis já inaugurados este ano, dezessete em construção, recordes no fluxo de turistas nacionais e internacionais, o segmento turístico se consolida como um dos grandes motrizes da economia alagoana.

Enquanto a indústria canavieira que, historicamente, se tornou a grande matriz econômica de Alagoas está perdendo o espaço na conjuntura da economia no Estado, reduzindo a apenas 5% de participação no Produto Interno Bruto (PIB), o turismo avança e se torna alternativa concreta para o crescimento.

Quem atesta a pujança do setor é o economista e professor da Universidade Federal de Alagoas, Cícero Péricles.

“A economia alagoana está atravessando uma fase de transição, tudo está mudando. O turismo está se firmando como uma alternativa concreta e real. O aumento do movimento de passageiros no aeroporto, o melhor desempenho da cadeia turística na chamada ‘baixa estação’, o fortalecimento da rede hoteleira e gastronômica e o anúncio de mais investimentos em hotéis revelam que o turismo alagoano saiu do campo das promessas, do ‘potencial’, história que vinha desde os anos 1970, para ser uma realidade”, pondera o economista Cícero Péricles.

A avaliação do economista é confirmada quando observamos os dados e estatísticas colhidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) entidade que cria, fortalece e divulga os produtos turísticos alagoanos. Segundo o órgão, mais de 1.700 leitos de hotéis serão implantados somente no interior do Estado, nos próximos dois anos.

Já na Capital Maceió, outros quatro hotéis estão em construção, aumentando a oferta de leitos e a qualidade da indústria hoteleira no Estado. Mesmo com uma rede maior, o índice de ocupação hoteleira tem se mantido alto. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Alagoas, este índice é 79,75% nestes primeiros quatro meses do ano, com pico de 88% durante o mês de janeiro.

Outro dado que mostra o crescimento do setor no Estado é o fluxo de passageiros do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Segundo a Infraero, somente neste primeiro trimestre do ano, o fluxo total de passageiros já cresceu 6,69%, totalizando 595.235 mil pessoas que desembarcaram ou embarcaram em Alagoas.

Somente em março deste ano, mais de 177 mil passageiros passaram pelo aeroporto, número 6,31% maior que o mesmo período do ano passado. Aquele foi o 12º mês consecutivo que Alagoas registra crescimento no fluxo de passageiros.

Os dados também são relevantes quando observamos a frequência de passageiros internacionais no Zumbi dos Palmares. Nos três primeiros meses do ano, 8.259 pessoas vindas de outros países passaram pelo Aeroporto. Este número é quatro vezes maior do que o registrado durante todo o ano de 2016, quando 1.940 estrangeiros estiveram por lá. No comparativo com o mesmo período do ano passado, o crescimento é de 83,2%, tendo em vista que em 2017 pouco mais de quatro mil e quinhentas pessoas de outros países visitaram Alagoas.

Expectativa para a alta temporada do meio do ano

A potência do setor tem atraído não só a atenção de empreendedores da hotelaria, como também das companhias aéreas. Por meio de articulação realizada pelo executivo estadual, em parceira com o trade turístico do Estado, Alagoas receberá importantes novos voos durante a alta temporada do meio do ano, com novas conexões diretas nacionais com São Paulo (SP) e Brasília (DF), e internacional com Córdoba, na Argentina.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, os novos voos conquistados irão contribuir para que Alagoas vença a sazonalidade do setor.

“Estes voos atendem os principais mercados emissores dentro e fora do país. Além disso, com novas conexões na alta e na baixa temporada fomentamos a vinda de turistas durante todo o ano, vencendo a sazonalidade do setor. Isso é essencial para geração e manutenção dos empregos na cadeia produtiva do turismo, já considerada um dos maiores celeiros empregadores de Alagoas”, afirma o secretário Rafael Brito.

Ainda de acordo com o gestor, o Governo do Estado tem feito sua parte para atração de novos investimentos, fortalecimento e divulgação dos produtos turísticos alagoanos.

“Estamos empenhados em garantir a vinda de novos investimentos por meio do Prodesin, que concede benefícios fiscais aos empreendedores. Também estamos com projetos de infraestrutura turística como o Viva Orla, que recupera orlas lagunares, e a construção de importantes equipamentos como o Mirante do Pilar e a recuperação do Teatro Sete de Setembro, já entregue em Penedo, por exemplo. Além disso, trabalhamos na promoção do destino Alagoas dentro e fora do país, participando de feiras do setor e capacitando agentes de viagens nacionais e internacionais. Todo esse trabalho garante os bons números que estamos colhendo e ainda vamos colher, colaborando para o desenvolvimento econômico e social de Alagoas”, finaliza o secretário Rafael Brito.