Redação A Hora News
Legenda: Compras online podem ficar mais baratas| Foto: Pixabay
Os proprietários de empresas de comércio eletrônico precisam lidar com muitas coisas ao mesmo tempo: precisam gerenciar as operações do dia-a-dia, garantir que todos os clientes recebam seus pedidos etc. Considerando que as empresas de comércio eletrônico também precisam lidar com várias tarefas em seu site, não é de surpreender que elas estejam constantemente procurando novas maneiras de aumentar sua receita.
Uma das táticas mais populares que permitem às empresas atrair novos clientes e aumentar as vendas é o uso de cupons e descontos, como o cupom livelo. Se você está pensando em usar descontos e cupons, certamente é uma ótima ideia. No entanto, deve certificar-se de usá-los corretamente.
Se você escolher a abordagem errada, a estratégia também pode dar errado e prejudicar seus lucros.
Os consumidores gostam de ofertas tentadoras e, para muitos deles, descontos e cupons são parte integrante de suas compras regulares.
Uma campanha bem elaborada certamente atrairá novos clientes para o seu negócio, basta entender as especificidades dos descontos e cupons como ferramentas de marketing para traçar uma estratégia vencedora.
Descontos e cupons, qual a diferença?
Os dois termos são frequentemente usados de forma intercambiável, embora se refiram a coisas diferentes. Tanto os cupons quanto os descontos permitem que os clientes comprem produtos ou serviços a um preço mais baixo do que com um pedido regular. No entanto, esses são dois mecanismos diferentes, portanto, você também deve abordá-los de maneira diferente, sem confundir os conceitos.
Os cupons são destinados a compradores individuais. Eles geralmente contêm códigos compartilháveis e as empresas costumam usar cupons para atingir um público específico. Depois que seus clientes em potencial encontrarem um código de cupom, eles poderão inseri-lo no carrinho de compras e ter um desconto específico.
Com essa abordagem, as empresas podem entender melhor as jornadas de seus clientes, sabendo onde um determinado cliente encontrou um desconto.
Embora os descontos também possam ser direcionados a um segmento de público específico, eles geralmente são usados por todos os clientes que decidem comprar algo. São promoções de comércio eletrônico em que determinados produtos são vendidos a um preço mais baixo. Por exemplo, uma empresa pode oferecer um desconto de 10% em um produto específico em um determinado dia.
Vantagens de descontos e cupons para e-commerce
Há uma razão pela qual os descontos são tão populares: eles realmente ajudam as empresas a aumentar as vendas. No entanto, ao usar descontos e cupons, é importante entender que não há garantias de aumentar sua receita.
Sua campanha pode funcionar perfeitamente ou pode causar frustração e decepção se não planejar e executá-la adequadamente.
Benefícios
Em primeiro lugar, cupons e descontos aumentam as conversões. Segundo as estatísticas, as empresas de comércio eletrônico que usam códigos de desconto conseguem vender oito vezes mais.
A razão é que os consumidores não querem perder a oportunidade de comprar algo por um preço menor. Até 67% dos consumidores dizem que fizeram uma compra inesperada depois de receber um desconto.
Com os descontos, você pode oferecer valor adicional, tornando seus clientes em potencial muito mais propensos a fazer uma compra.
Os descontos não apenas ajudam a aumentar as conversões, mas também podem ajudar a acelerar o processo de aquisição, ajudando a conquistar novos clientes.
Outro grande benefício dos descontos é que eles ajudam as empresas a minimizar as perdas. Você pode usar descontos para vender produtos que, de outra forma, passariam despercebidos pelos clientes. Por exemplo, quando sai um novo modelo de carro, o preço do modelo anterior sempre cai.
As mercearias também usam descontos para vender produtos que estão se aproximando da data de vencimento. Independentemente de quais produtos vende, se alguns deles permanecerem ignorados pelos clientes por algum motivo, pode tentar vendê-los com descontos.
As melhores maneiras de usar descontos e cupons
- Cupons de Carrinho Abandonado
Carrinhos abandonados são um problema muito comum entre os e-commerces. Uma ótima maneira de reduzir o número de carrinhos abandonados é enviar e-mails lembrando o carrinho abandonado e oferecendo um desconto. Você pode até automatizar todo o processo para que qualquer visitante que mude de ideia receba um desconto e possivelmente faça uma compra.
- Ofertas mensais ou semanais
Muitas empresas oferecem regularmente descontos. Por exemplo, você pode oferecer descontos mensais ou mesmo semanais. Dessa forma, poderá atingir suas metas de receita mensais ou semanais ou atingir seu limite de vendas.
- Cupons de Indicação e Descontos
Seus clientes existentes podem ter códigos por indicação. Os descontos de indicação também são ótimos se você deseja atrair clientes nas mídias sociais. Dessa forma, as pessoas que seguem você nas plataformas de mídia social serão recompensadas. Além disso, os descontos de indicação permitem que você expanda seu público e ganhe mais clientes em potencial, especialmente se seus seguidores estiverem compartilhando suas postagens com o público deles.
- Redirecionamento de anúncios
Você também pode usar campanhas de retargeting para mostrar anúncios específicos para pessoas que já visitaram seu site para que possam ter um código de cupom e se tornarem seus clientes.
- Assinaturas da newsletter
Se deseja aumentar sua lista de e-mail, uma ótima maneira de fazer isso é oferecer incentivos de inscrição em newsletters. Isso não apenas ajudará você a conseguir mais assinantes, mas também a obter os detalhes de contato de pessoas interessadas em seus produtos, para que você possa construir relacionamentos de longo prazo com eles e, finalmente, transformá-los em clientes fiéis.